Vereadores de Encantado aprovaram na sessão desta segunda-feira, 27, o projeto de lei que cria a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil e institui o Conselho e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil de Encantado.
A matéria teve 10 votos favoráveis. Segundo Cris Costa (PSDB), a criação do Fundo possibilita que o município receba R$ 600 mil da Defesa Civil estadual.
Também foram aprovadas outras duas matérias: uma delas estabelece critérios sobre denominação e alteração da denominação de vias do município, logradouros e prédios públicos; e a outra torna cooficial o idioma italiano e o dialeto talian à língua portuguesa no município.
O vereador Roberto Salton (PDT) propôs uma Moção de Aplausos ao Grupo A Hora pela realização do Seminário Pensar o Vale Pós- Enchente.
Duas moções de repúdio foram aprovadas: uma de autoria de Duda do Táxi,(MDB) refere-se à posição da Aslivata e do Fluminense, de Mato Leitão, de manter os jogos da semifinal do Campeonato Regional de Futebol contra o Serrano, de Jacarezinho, mesmo em meio à enchente de novembro; a outra, sugerida por Sander Bertozzi (PP), mostra contrariedade ao aumento do ICMS proposto pelo governo do RS.
A suplente do PP, Claudiane Pivatto, assumiu o lugar de Marino Deves, que está em período de licença.