Foram inaugurados na manhã deste sábado, dia 25, duas novas estruturas turísticas em Venâncio Aires. Trata-se de um museu e sala de cinema voltados para divulgação da erva-mate. O investimento foi promovido pela Ervateira Elacy, que fica às margens da RSC-287. Os dois novos atrativos da cidade, que sustenta o título de Capital Nacional do Chimarrão, também passam a integrar a Associação de Turismo de Venâncio Aires (Aturchim).
O CineMate mostra os bastidores e segredos por trás da produção da erva-mate. O material proporciona explorar visualmente cada etapa do processo, desde os campos de cultivo até a seleção, processamento e embalagem da erva-mate. Enquanto que o museu conta com imagens, livros e painéis que retram a lenda da erva-mate e a própria história das plantações no sul do Brasil. O espaço é descrito como sendo “uma experiência única e saborosa”.
No museu também estão disponíveis exemplares do livro “Raízes – Histórias e culturas do chimarrão e da erva-mate”. A obra é uma grande reportagem que percorre a trajetória do costume que irmana os povos do Sul da América. O livro foi editado neste ano pelo Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), e que teve o patrocínio de empresas como a própria Elacy.
É intenção que a história da erva-mate, que agora também é patrimônio imaterial cultural do Rio Grande do Sul, ganhe ainda mais espaço em maio do próximo ano quando será realizada a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Tanto é que no evento deste sábado também esteve presente o presidente da maior festa de Venâncio Aires, empresário Vilmar de Oliveira.
Os dois novos atrativos ficam ao lado da ervateira e do Recanto do Chimarrão, empreendimento que existe há mais de 20 anos e é parada de turistas. No paradouro é possível encontrar tudo para o preparo do chimarrão. O espaço conta ainda com deck e lago.
Agendamentos
A visitação de grupos ao museu e CineMate pode ser agendada pelo telefone/WhatsApp (51) 3741-1146 com Camila. O empreendimento está localizado às margens da RSC-287, Km 74, em Linha Ponte Queimada.
Ervateira Elacy
A ervateira Elacy foi fundada em 1957. Fornece erva-mate beneficiada para os três estados do Sul do Brasil e para países como Uruguai, Paraguai e Argentina. O mercado externo foi ampliado recentemente também para o Oriente Médio, tradicional por consumir em chá a planta de erva-mate. Além da matriz em Venâncio Aires, a empresa possui filial em Cruz Machado no estado do Paraná.