Nova tentativa

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Nova tentativa

Passados 75 dias da catástrofe que atingiu a região, os produtores rurais também foram surpreendidos por nova enchente. Desta vez, mesmo cidades distantes do Rio Taquari sofreram com as condições climáticas adversas. Seja pelo vento, granizo ou enxurrada. Apesar das perdas, a determinação do agricultor faz com que não desista. Em muitos casos a lavoura de milho destruída dá espaço ao plantio da soja. Mesmo diante das incertezas sobre a safra de verão, o produtor arrisca na expectativa de colher bons resultados em 2024. No mesmo período em 2022, a região buscava alternativas para enfrentar a seca.

Foto: Gabriel Santos

Agora, o cenário é outro mas os desafios persistem. Muito além da perda de renda, a quebra na safra pode impactar muitos outros setores da economia. Em um dos casos, com menos grãos ou nutrição animal de menor qualidade, os custos na produção leiteira e de carnes devem se elevar. Por consequência, representa uma forte pressão também ao setor industrial ligado ao agro.

Exposição voltada à suinocultura

A Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs) celebra 51 anos de história em 25 de novembro. Para marcar a data, a entidade promove uma exposição no Memorial de Estrela. No espaço, serão expostos fotos e itens relevantes à trajetória da entidade, a fim de contar e ilustrar todo o trabalho efetuado em prol dos suinocultores gaúchos e do melhoramento genético do rebanho suíno, assim como, a evolução da mesma, com o passar dos anos. Denominada de “Estrela: o berço da suinocultura brasileira”, a exposição passa também por fatos históricos da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e do município de Estrela, onde a sede de ambas entidades estão instaladas.

Movimento sindical

Com a dissolução do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Poço das Antas, os mais de 100 associados passam a ser atendidos pela unidade Teutônia/Westfália. Esse movimento ocorre em momento que a cidade busca superar as dificuldades com o fechamento da planta da Languiru e as perdas nas propriedades rurais com a redução do porte da cooperativa. Por outro lado, há o sentimento de esperança a partir do anúncio das negociações que envolvem a JBS. A expectativa é que nos próximos meses seja efetivada a venda da unidade de suínos e que os trabalhos recomecem. Além do lado econômico com as projeções de receita, é essencial pelo aspecto social.

Futuro das propriedades

Debater assuntos relacionados à segurança e a soberania alimentar, a produção para autoconsumo e a importância do autocuidado. Estes foram alguns dos objetivos do quinto módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que ocorreu durante a semana. Nesta etapa, os alunos puderam discutir – por meio de uma série de atividades práticas – as mudanças no que diz respeito aos hábitos de consumo, sobre procedência dos alimentos e critérios adotados pelas famílias na hora de comprar ou não este ou aquele produto. A conclusão da atividade, que foi dividida em seis módulos realizados desde julho, se dará nos dias 13 e 14 de dezembro, com formatura.

Acompanhe
nossas
redes sociais