Há 20 an0s…
O estrelense João de Moraes se consagrava como campeão gaúcho de kart na categoria graduados. A conquista veio na terceira etapa da competição, disputada em Passo Fundo. O piloto foi o melhor nas duas baterias, mesmo sob muita chuva. Na época, João já pilotava há dois anos.
Bira na disputa pelo Campeonato Gaúcho
O Bira vencia a primeira partida da final do Campeonato Gaúcho Juvenil de Basquete. O time venceu o Grêmio Náutico União em uma partida em Lajeado. Para se consagrar campeão, o time lajeadense precisaria vencer outros dois jogos, disputados em Porto Alegre.
1º Festibairro no Carneiros
A sede da Associação dos Moradores do bairro Carneiros recebia a primeira edição do Festibairro, organizado pela União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla). As festividades começaram pela manhã, com passeio ciclístico e missa campeira.
À tarde, diversas apresentações culturais movimentaram a programação, além de uma mateada. O Grupo de Dança Alemãs da Casa de Cultura e show de Sandy e Júnior Cover foram algumas das atrações.
Cortes de cabelo gratuitos, avaliações físicas e odontológicas também foram oferecidas aos participantes. Para a próxima edição, a Uambla pretendia levar a o Festibairro para o bairro Centenário.
Há 50 an0s…
Alfredo Stroessner nasceu no Vale?
Há 50 anos, circulavam rumores de que o presidente do Paraguai, Alfredo Stroessner, tinha nascido no Vale do Taquari. Na época, Estrela e Lajeado disputavam o título de cidade natal do presidente paraguaio.
Com as especulações, o Jornal O Informativo noticiava, após apuração, que o presidente do Paraguai não era brasileiro. A informação era confirmada pela família Closs, que morou por vários anos no Paraguai e conheceu Stroessner e afirmava que o presidente tinha nascido no Paraguai, na cidade de Encarnación.
Naquele tempo, o Paraguai vivia uma ditadura militar, assim como o Brasil. Stroessner iniciou seu governo em 1954, por meio de um golpe militar, e se manteve no poder até 1989, quando foi tirado por outro golpe.
A ditadura de Stroessner durou quase 35 anos e foi o segundo período mais longo que uma única pessoa ocupou a sede do governo de um país sul-americano em modo contínuo. Somente Dom Pedro II do Brasil superou os anos de Stroessner.
Após o golpe, ele foi exilado no Brasil, onde permaneceu até a sua morte, em 2006. Nos anos que se seguiram a sua queda do poder, os abusos que Stroessner cometeu vieram à tona, incluindo inúmeros casos de estupro e pedofilia.
Hoje é
- Black Friday
- Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais
Santo do dia: Santo André Dung-Lac