Empresas que promovem o bem-estar no espaço corporativo se destacam pela responsabilidade social. Líderes reconhecem que ambiente saudável fortalece os vínculos entre os colaboradores. Essa cultura colaborativa sempre permeou a trajetória da Atlas Safety Shoes, uma empresa dedicada à produção de calçados de segurança.
Inaugurada em 1910 na Alemanha, a empresa estabeleceu sua presença no Brasil em 2005, erguendo unidades de produção em Lajeado e Bom Retiro do Sul. A chegada da fábrica foi dirigida pelo presidente Werner Schabsky e solidificada pelo diretor executivo, Andreas Prentki.
Werner e Andreas trabalharam em conjunto durante o processo de implantação, reconhecendo na região o alto potencial para a fabricação de calçados. Perceberam que a familiaridade do sotaque alemão do Vale facilitaria o diálogo e iniciaram a fábrica com cem colaboradores. “Expandimos continuamente, e atualmente contamos com mil funcionários no Vale”, destaca Andreas.
Aos 18 anos, Andreas ingressou na empresa na Alemanha, e aos 25 transferiu-se para o Vale, para liderar a implementação das linhas de produção. Identificou fornecedores de couro no Rio Grande do Sul para assegurar a qualidade europeia dos calçados. Dessa forma, os cabedais dos sapatos exportados para a Alemanha são confeccionados em Lajeado com materiais de alto desempenho. “O couro, a costura e o corte são fatores cruciais para a qualidade de nossos calçados”, enfatiza Andreas
A Atlas produz 12,5 mil pares de sapatos por dia e 70% dos produtos são destinados à Alemanha. Os calçados ergonômicos são utilizados nas principais indústrias europeias. “Os calçados fabricados no Vale são enviados para nossa matriz, em Dortmund e de lá para as empresas”, explica o diretor.
A Atlas mantém um ambiente colaborativo, seguro e diferenciado. Os colaboradores trabalham em pavilhões abertos, com amparo de educadores físicos para ginástica laborativa. Música, exercícios e ações interativas fazem parte do ambiente. “Nossa forma de liderança é aberta e essa comunicação franca auxilia o diálogo. Nosso ambiente de trabalho deve ser saudável”, garante Andreas.
Em 2023, a empresa projeta a expansão da fábrica em Lajeado. A inauguração do novo prédio vai contar com máquinas altamente automatizadas e modernas. “Desejamos crescer em parceria com nossos colaboradores”, enfatiza Andreas mostrando que os relacionamentos são vitais para consolidar posição no mercado mundial.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram