Um dos projetos apresentados na 1ª Feira Científica sobre inovação sustentável aliou o cuidado com meio ambiente à solidariedade. A atividade ocorreu na última sexta-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Campestre. Os estudantes Guilherme Pontin, 14, Sofia da Costa, 15, Gabriela Kroetz, 15, e Felipe Saldanha, 16, abordaram a sustentabilidade por trás da campanha “Pedrinho com Duchene”. O menino, de 10 anos, é aluno da EMEF Vitus André Mörchbächer e luta contra a Distrofia Muscular de Duchenne desde os 7. Para garantir a medicação, bastante cara, há uma campanha permanente de arrecadação de tampinhas e outros materiais plásticos.
Além de pesquisar sobre a doença e tratamentos, os jovens buscaram informações sobre reciclagem. As tampinhas que iriam para lixo revertem em recursos aplicados para garantir mais qualidade de vida a Pedrinho.
Em pauta
Outra turma pesquisou sobre um tema atual e extremamente importante. O grupo demonstrou como ocorre a erosão e ressaltou a necessidade de cobrir as margens dos rios com vegetação.
Mudanças climáticas
A Fepam emitiu, na última quinta-feira, a Licença Prévia (LP) para implantação de uma usina de geração de energia, a partir de gás natural, no município de Charqueadas. A usina termelétrica terá condições de atender cerca de um milhão de habitantes, e o investimento é de R$ 1,5 bilhão. O processo utilizado resultará em maior eficiência e menor consumo de combustível, reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Meta
Um dos propósitos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura é atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A transição energética para fontes sustentáveis é necessária para alcançar o objetivo.
De novo
Todas as ações que contribuem para frear o efeito estufa e minimizar os impactos das mudanças climáticas devem ser prioridade dos governos. Mais uma vez o Vale é atingido por conta das chuvas torrenciais.
Cancelados e transferidos
– O seminário “Proteção e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas”, previsto para hoje, em Encantado, foi cancelado por conta da enchente. Conforme e coordenadora do evento, professora da Univates, Elisete Freitas, uma nova data será divulgada oportunamente.
– O mesmo seminário “Proteção e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas” mantém a programação em Lajeado, no dia 5 de dezembro, das 9h às 16h30, no auditório do prédio 20, na Univates.
– O Dia de D – Descarte programado para o próximo sábado, em Estrela, foi transferido para 9 de de dezembro. Atividade organizada pela Sala Verde ocorre das 9h às 11h45, na Praça Menna Barreto, em formato de drive thru para recolhimento de resíduos especiais. Podem ser descartados eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros.