O turismo é um setor em ascensão no Vale do Taquari e o Sebrae RS tem um importante papel ao incrementar negócios na área. Por aqui, há seis anos, ocorrem de forma mais sistemática projetos para qualificar as empresas que apostam no trade turístico e, consequentemente, movimentam essa nova e crescente cadeia de oportunidades.
Conforme o analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Diego Zenkner, além da atuação empresarial, a entidade atua em projetos estruturais que, indiretamente, ajudam os empreendimentos. Um exemplo é o Promotur, que foca em ações de promoção do turismo regional. “Afinal, além dos empreendimentos estarem preparados, são necessárias ações de divulgação interna e externa”, explica.
Projetos coletivos para qualificação
Para incentivar novos empreendimentos e fortalecer os já existentes, o Sebrae RS atua desde a fase inicial, por meio de consultorias em planos de negócios, cursos, palestras, visitas técnicas, entre outras iniciativas. “Trabalhamos em parceria com novos negócios e empreendimentos já estabelecidos, urbanos e rurais. Temos ainda projetos coletivos para grupos de empresas de hospedagem, alimentação e atrativos turísticos, com qualificações entre um e dois anos. Desde 2017, mais de 200 empreendimentos já integraram esses projetos.”
No Vale do Taquari, atualmente 35 negócios participam de dois projetos coletivos. O Acelera Turismo nos municípios do G7 tem por objetivo a criação de novas experiências turísticas nos empreendimentos. Ele se estenderá até março de 2024 e conta com 12 empresas. Já o Polo Gastronômico iniciou em outubro e visa alavancar o turismo gastronômico regional. As ações, que seguem até dezembro do ano que vem, contam com 23 empreendimentos.
Consultorias de sucesso
Entre as empresas do Vale que apostam no turismo para se desenvolver está o Restaurante Dona Chica, localizado no Morro dos Calvi, nas proximidades do Cristo Protetor, em Encantado. Conforme Zenkner, em 2021 o município de Encantado fechou um convênio com o Sebrae RS para incrementar o turismo e, entre as ações, ocorreram consultorias em 10 empreendimentos locais. “Um deles foi o Restaurante Dona Chica, que recebeu a consultoria em Criação de Produto Turístico. Essa consultoria gerou bons frutos, pois foi focada na oferta turística do restaurante.”
Paralelamente ao convênio com a prefeitura, criou-se o Projeto Acelera Turismo para empreendimentos de Encantado e o Dona Chica também participou das oficinas de marketing, finanças, cliente oculto, visita técnica em Flores da Cunha, entre outras atividades. “No caso do restaurante, eles já tinham iniciado o negócio quando começaram a receber as consultorias, e o Sebrae RS auxiliou o empreendimento a ‘casar’ a oferta com a demanda turística, além de tratar dos controles financeiros e marketing digital.”
Sustentabilidade
Para o analista do Sebrae RS, o Restaurante Dona Chica já pode ser considerado um case de sucesso, pois conseguem ser sustentáveis financeiramente em um destino ainda em formação. “O público os reconhece como um restaurante turístico, uma vez que mais de 90% de seus clientes são de fora de Encantado, até mesmo de outras regiões. Além disso, é exemplo para os demais empreendimentos, pois apostou no turismo e está colhendo bons frutos.”
“O Sebrae mostrou o que era melhor em cada etapa”
Depois da repercussão do Cristo Protetor, surgiu a ideia de transformar o sítio da família Calvi em um restaurante. Afinal, tinham o espaço em um local privilegiado, tanto pela natureza, quanto pela nova atração turística, e um chef renomado. Assim, em 2021, Angélica Calvi convidou o irmão Jedson Luiz Calvi, com cerca de 20 anos de carreira como chef no Brasil, Estados Unidos e Japão, para viver uma nova experiência.
Com o desafio aceito, os irmãos e sócios deram início ao novo sonho e buscaram o apoio do Sebrae RS para seguir uma linha de trabalho. No início, recordam, projetavam aproveitar a propriedade para também construir cabanas de hospedagem. Porém, a partir da orientação dos consultores, decidiram que o melhor era consolidar o restaurante. “O Sebrae nos deu esse caminho e nos ajudou em ferramentas de marketing, precificação, finanças e uma série de outras questões”, salientam. “Os consultores mostraram o que era melhor em cada etapa. Nos ajudaram a ir com calma, seguir uma linha e a confiar no projeto que estava sendo desenhado”, elogiam.