Abraçar a inovação, a ciência e a evolução empreendedora faz parte da missão da Univates e essa habilidade traduz o potencial criativo da instituição dentro do Vale do Taquari. Há dois anos, a universidade conquistou o primeiro lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras, ao contribuir com o empreendedorismo da comunidade estimulado através do Parque Científico e Tecnológico Tecnovates.
Em 2014, a Univates instituiu o Parque e ampliou a capacidade de apoia às empresas e empresários. “O Tecnovates é um aliado dos empreendedores”, atesta a gestora administrativa, Cristiani Reimers.
O suporte da Universidade, contudo, existe há longo tempo. Em 2003, a Univates inaugurou a incubadora tecnológica Inovates, respaldado alunos, jovens e famílias de empreendedores com salas e pesquisa. “O surgimento da incubadora foi o embrião do empreendedorismo na região”, salienta o gestor da incubadora tecnológica, Michel Machado.
Alunos com ideias criativas usam o potencial da incubadora para empreender, fazer rede de contatos e aprender com mentores, a melhor maneira de fazer negócios. A maioria das empresas incubadas é da área de alimentação, saúde e meio ambiente, mas os projetos são variados e mostram a diversidade e o potencial inovador. O processo para entrar na incubadora é acessível, marcado por uma reunião e preenchimento de formulários. “Não precisa mudar o mundo, mas deve ser algo inovador”, explica Machado.
A incubadora graduou muitas empresas e estimulou a criação do Tecnovates. O Parque foi inaugurado em 2014, fortalecendo o cenário empresarial com ampliação de laboratórios para empresas, salas e espaços de compartilhamento de ideias. “O Vale tem sede de empreender”, salienta a gestora do parque, Cristiani Reimers.
Cristiani e Michel Machado atuam em conjunto, orientando as empresas do Parque a incorporarem ideias e produtos que serão aproveitados pelo mercado. “No decorrer de 2023, adicionamos 42 empresas ao nosso ambiente de inovação”, expressa Cristiani.
Empresas especializadas em nutrição alimentar, agências de marketing, design e pesquisas sobre ácaros descobrem no parque um cenário estratégico para seu desenvolvimento. O local recebe jovens de instituições escolares. “Nos surpreende a capacidade dos estudantes de proporem ideias e negócios”, salienta Cristiani.
Em 2024, o Tecnovates deve inaugurará um laboratório de cocriação que impulsionará a criação de novos serviços e produtos, incentivando a inovação social. Com todo esse incremento no setor empresarial, o Tecnovates prova que o estímulo é a engrenagem essencial para o vale empreender melhor.
Assista ao vídeo exclusivo
Ver essa foto no Instagram