Desenvolver a região a partir da educação é o propósito da Lumecep

Made In Encantado

Desenvolver a região a partir da educação é o propósito da Lumecep

Luciano Fontana também administra a escola de educação infantil Lume Pais e Filhos

Desenvolver a região a partir da educação é o propósito da Lumecep
Luciano é formado em Direito, mas optou por empreender na área de educação (Foto: arquivo pessoal)
Encantado

“O nosso propósito é proporcionar que as pessoas se qualifiquem aqui e mantenham seus negócios aqui. Assim vamos ter uma região forte”. É com esse entendimento que Luciano Fontana, 47, escreve sua trajetória à frente da Lume Centro de Educação Profissional (Lumecep) e da Lume Pais e Filhos, escola de educação infantil.

Pioneira na oferta de cursos técnicos para Encantado, a Lumecep foi fundada em 2008 com a primeira turma de Técnico em Administração. “As aulas eram realizadas no Centro Municipal de Educação para uma turma 33 alunos”, lembra. Um ano antes, a empresa já ensaiava as primeiras experiências em sala de aula com treinamentos de informática.

A primeira sede foi instalada no 2º andar do Edifício Alfa, na Rua João Lucca. Desde 2015, a estrutura ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados, com 10 salas de aula e dois laboratórios, na Rua Borges de Medeiros, no centro. Além de Administração, são oferecidos os técnicos em Enfermagem, Informática, Contabilidade, Marketing, Recursos Humanos, Vendas e Guia de Turismo. “Enfermagem criamos a partir de uma demanda do hospital. É o que tem o maior número de alunos e maior empregabilidade”, ressalta Luciano, que agregou ainda à Lumecep o polo EAD da Unopar, com unidades em Encantado e Arvorezinha.

Em 2013, foi lançado o Projeto Lume Kids, com atividades de liderança, educação financeira, informática e inglês para crianças no turno inverso. Os bons resultados estimularam a empresa a lançar um projeto inovador na educação infantil, a escola Lume Pais e Filhos. Desde janeiro desse ano, as atividades movimentam as crianças em um moderno prédio na Rua Padre Anchieta, próximo ao pórtico de acesso à cidade.

Luciano é encantadense e tem dois irmãos, Rafael e Marina. O pai, Neolando, é eletricista aposentado e a mãe, Helena, uma das mais renomadas doceiras da região. Aliás, o trabalho dela foi inspirador para o filho do meio. “A mãe sempre foi muito empreendedora, desde quando veio de Anta Gorda para Encantado para trabalhar como doméstica até abrir a empresa de doces e salgados. Eu era criança e ajudava a fritar salgados, fazer as entregas, pesquisava os preços nos mercados, comprava os produtos”, lembra o marido da Paolla e pai de Bernardo, Teodora e Lorena.

O empresário estudou nos colégios Farrapos e Scalabrini e depois fez alguns semestres de graduação em Química Industrial. Em 2005 formou-se em Direito, mas não seguiu na carreira jurídica. Nesse período, o irmão Rafael iniciava os movimentos para a criação da primeira empresa do Grupo Lume, voltada para a área de assessoria, comunicação e produção, e Luciano entrou de sócio. “O nome Lume foi escolhido porque tem relação com luz, expressão que transmite positividade”, explica. Ao mesmo tempo, junto com amigos, trabalhou na organização de festas, entre elas, o Guapo Loko e a Festa Relâmpago. “Iniciamos a Lume do zero, por isso precisava ter alguma renda extra”, diz Luciano, orgulhoso por ter encontrado a realização profissional na área da educação. “Nossos planos de expansão estão ligados à melhora constante do serviço, principalmente, com avanços no meio digital”, projeta.

“Assista ao vídeo”

Acompanhe
nossas
redes sociais