O curso técnico é uma opção mais rápida, eficiente e de menor custo. O assunto foi destaque no programa O Vale em Pauta desta quinta-feira, 16, com a presença da Reitora da Univates, Evania Schneider e Edi Fassini, diretora do Centro de Educação Profissional.
Para Evania, comemorar os 25 anos de CEP é motivo de alegria e muita responsabilidade. “Formamos profissionais nas mais diversas áreas para o mercado de trabalho e para serem empreendedores também. Buscamos adaptar às necessidades para estar formando profissionais capazes de atender as demandas seja do mercado, das empresas, das organizações ou até mesmo, de empreender”, ressalta.
Um detalhe importante é que os alunos podem fazer o curso técnico ao mesmo tempo em que concluem o ensino médio, uma preparação bem antes de entrar para o mercado de trabalho.
“A formação técnica auxilia muito para essa decisão posterior, pois é um curso mais rápido e, automaticamente, uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, fazendo com que esse jovem já consiga ter mais certeza em relação a profissão que ele vai querer para a carreira dele e aí decidir por um curso superior. Esse é um caminho de experimentação tb para essa escolha que é difícil, pois são muitas opções e, na maioria das vezes, uma escolha para a vida toda”, enfatiza a reitora.
Mercado de trabalho
Edi destaca a visibilidade e oportunidades que as pessoas têm com uma qualificação profissional. Um curso técnico, segundo ela, abre portas para o mercado de trabalho “Tentamos fazer o melhor possível respondendo ao mercado regional. É mais do que evidente a intensidade com que as oportunidades de cargos, de funções melhor remuneradas, atividades específicas, responsabilidade técnica habilitada com registro profissional que os cursos técnicos fazem, ou seja, uma mudança muito grande na vida de muitos jovens que vem para a primeira oportunidade de trabalho”, enumera a diretora do CEP da Univates.
Para ingressar em um curso técnico da Univates basta fazer inscrição no site.
Os cursos são abertos a todos os interessados, inclusive para aqueles que ainda estão no Ensino Médio e querem cursar um técnico antes mesmo de se formar na escola. “As aulas são realizadas nos mesmos espaços utilizados pelos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade e o corpo docente é formado por professores com ampla experiência acadêmica e profissional”, acrescenta Edi.