Vereadores de Lajeado repercutem nomeação de Lelo para saúde do município

CÂMARA

Vereadores de Lajeado repercutem nomeação de Lelo para saúde do município

Ex-prefeito de Imigrante e ex-secretário de Estrela assumiu a coordenação dos postos e UPA

Vereadores de Lajeado repercutem nomeação de Lelo para saúde do município
Sessão da Câmara de Lajeado desta terça-feira. (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado

Pela segunda semana consecutiva, a nomeação do ex-prefeito de Imigrante e ex-secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, o Lelo, rendeu questionamentos ao Governo durante a sessão desta terça-feira, 14.

Integrantes da bancada de oposição defendem que a contratação para coordenar gestão dos postos e UPA somente é necessária devido ao trabalho considerado deficitário do secretário Cláudio Klein.

Waldir Blau (MDB) voltou a criticar a carga horária do titular da pasta da saúde e afirmou que ele cumpre 20h semanais com anuência do prefeito. “Quem vai pagar esse ajudante é a comunidade. Nosso meio secretário recebeu da administração um ajudante”, declarou Blau, que encaminhou pedido de informações sobre o salário do novo servidor.

Jones Vavá (MDB) revelou um pedido de trégua por 15 dias feito pelo governo sobre o atendimento nos postos de saúde. O emedebista citou o caso do bairro Olarias, onde há cobrança para contratação de mais profissionais. “Daqui a 15 se for o caso virei aqui elogiar caso estes problemas sejam resolvidos”, pontuou.

Eder Spohr (MDB) cobrou que Klein visite as unidades de saúde do município, na própria secretaria, na UPA e manter contato com as pessoas que aguardam cirurgias pelo SUS. “A comunidade fala pra gente que o secretário está muito sumido”, defende.

Lorival Silveira (PP) teve aprovado requerimento para que Lelo apresenta ações para qualificar o atendimento nas unidades de saúde. “Já que ele foi contratado para ajudar, nós temos que saber quais as ações”, afirma.

Pequenas empresas

Preocupado com a situação das empresas de pequeno porte, Marquinhos Schefer (MDB) sugeriu a criação de um berçário industrial para atender empreendimentos afetados pela enchente de setembro. “Onde possamos abrigar essas empresas, com a cobrança de um pequeno aluguel. Não adianta olhar só para empresas grandes, importantes ver os pequenos também”, indica.

Mozart Lopes (PP) citou a criação de um novo espaço de preservação ambiental no bairro Conventos, com participação da CCR por reparação a danos ambientais causados pela obra de duplicação da BR-386. “Serão 100 hectares de área”, antecipa.

Projetos aprovados

Os vereadores autorizaram o Executivo a contratar um tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois há demanda na rede municipal e a única docente apta está próxima da aposentadoria.

O outro texto aprovado denomina de Professor Marcão Einloft as ruas “D” e “D-1” localizada no Loteamento Parthenon II, Bairro Moinhos D’Água – Lajeado. A proposta é de Eder Spohr.

Mais sobre a sessão da Câmara:

  • Alex Schmitt (PP) quer antecipar o debate sobre o contrato de estacionamento rotativo em Lajeado. O vinculo com a Stacione encerra em abril de 2024.
  • O coordenador de serviços urbanos de Lajeado, Cassiano Jung, recebeu elogios pelo trabalho no recapeamento de ruas e atendimentos de outras demandas.
  • Os problemas decorrentes das obras para duplicação da BR-386 desperta preocupação de vereadores, que aguardam ações pela CCR até o final do ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais