Alunos do ensino fundamental terão aulas na Univates

LAJEADO

Alunos do ensino fundamental terão aulas na Univates

A partir do início do ano letivo de 2024, seis turmas de 9º anos da rede municipal serão atendidas no prédio 18 da universidade. Cerca de 150 estudantes serão impactados com a mudança

Alunos do ensino fundamental terão aulas na Univates
Aulas devem ocorrer no prédio 18 da Univates a partir do próximo ano. (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

No ano letivo de 2024, seis turmas de 9ºs anos do ensino fundamental terão aulas nas dependências da Univates. As escolas contempladas são as EMEFs Porto Novo, do bairro Carneiros; São João, do bairro Moinhos d’Água; e Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro. Serão entre 150 e 180 alunos impactados, considerando que cada turma tem em média 25 a 30 estudantes.

Os detalhes do contrato ainda não foram fechados, mas a estimativa é que o investimento mensal do município para utilizar as salas de aula da universidade seja em torno de R$ 52 mil. Os estudantes receberão transporte e alimentação.

Nesta semana ocorre mais uma visita técnica da equipe da Secretaria de Educação na universidade. O projeto deve ocorrer no prédio 18, com a utilização de seis salas de aula para os alunos, além de um espaço para professores e coordenação. Os estudantes também terão a possibilidade de utilizar a estrutura do complexo esportivo e laboratórios.

Os alunos das escolas São João e Dom Pedro I, que no próximo ano estarão no 9º ano, terão a sua matrícula transferida para a Porto Novo. Ao apresentar a proposta para pais e responsáveis, a secretária de educação, Adriana Vettorello, avalia que a mudança foi recebida de maneira positiva. Foram poucas as situações em que as famílias se sentiram incomodadas ou desconfortáveis. Nestes casos, as escolas conversaram com os pais para entender os motivos e a secretaria disponibilizou a possibilidade dos jovens serem matriculados em outras escolas da rede municipal.

“A maioria entendeu como positivo, como uma proposta alternativa, diferente. Porque de igual forma quando eles terminarem o 9º ano, saem das escolas municipais e vão para o ensino médio. Por isso trabalhamos esta mudança de espaço com as turmas maiores. Além de que estes alunos vão ter um incremento e diferencial no ensino por poderem usar os espaços da universidade”, diz Adriana.

Demanda de vagas

A ideia de transferir as aulas dos 9ºs surgiu a partir da dificuldade de alocar as crianças que finalizam o ciclo nas EMEIs e precisam de vagas em turmas de pré ou 1º ano nas EMEFs. A secretária explica que existe a demanda e não se conseguiria atender a todas as crianças por falta de espaço físico.

“São turmas que vêm das EMEIs, crianças de 5 anos. Então não podemos dizer que com isso vamos abrir novas vagas, mas sim que precisamos fazer este ajuste para seguir com atendimento para essas crianças. Com a mudança, teremos algumas salas de aula liberadas”, explica Adriana. “É uma proposta inovadora, estas três escolas são nossas escolas piloto para este projeto. E além da oportunidade para os estudantes que estão no final do ensino fundamental, vamos conseguir atender a demanda de atender as crianças menores”, complementa.

Acompanhe
nossas
redes sociais