A administração municipal de Lajeado instaurou nesta segunda-feira, 13, um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) sobre um suposto caso de abuso sexual ocorrido dentro da sede da Secretaria de Obras de Lajeado. O caso surgiu a partir de um boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Pronto Atendimento (DPPA) na sexta-feira, 10.
De acordo com a secretária da Administração, Elisângela Hoss, serão designados três dos servidores de carreira do Executivo para coordenar os trâmites do procedimento dentro de uma comissão de controle interno.
Caberá a eles ouvir os envolvidos, produzir relatórios, possíveis provas e encaminhar o material ao prefeito que conclui para desfechos que podem variar desde uma advertência, suspensão por 90 dias (não remunerada) e até demissão.
A portaria deverá ser publicada na edição desta segunda-feira, 13, do diário oficial. Conforme Elisângela, os dois servidores são concursados e não foram afastados de suas atribuições.
O que diz a ocorrência
O boletim de ocorrência foi registrado as 11h21min da sexta-feira, 10. Os fatos teria ocorrido entre 10h09min e 10h20min do mesmo dia. De acordo com o documento, a mulher de 59 anos foi até o setor onde estava o suspeito para “pegar uma tábua”. O homem de 62 anos teria convidado a denunciante para sentar-se ao seu lado em um sofá. A mulher afirma que quando se acomodou no sofá, o colega a abraçou e tentou beijá-la por duas vezes.
O secretário de Obras, Fabiano Bergmann, afirmou que lamenta a situação e que acompanhará os trâmites do PAD.