Negócios em Pauta fala sobre Compliance

Rádio A Hora 102.9

Negócios em Pauta fala sobre Compliance

Programa foi ao ar no sábado, 11

Negócios em Pauta fala sobre Compliance
Lajeado

“Compliance” se tornou uma das palavras mais relevantes no mundo empresarial. O termo em inglês significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para cada negócio, de forma a assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento, incluindo as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária e ética. 

O termo começou a ser difundido no início dos anos 1990, na época confundido apenas com adequação jurídica. Com o passar dos anos, a lógica da conformidade foi avançando até alcançar todos os processos internos que envolvem uma atividade empresarial e ganhou ainda mais fôlego com a emergência climática, os desafios sociais e o avanço da agenda ESG pelo mundo. 

O conceito foi ganhando mais musculatura à medida em que grandes escândalos corporativos foram descobertos. Nomes como Enron e WordCom que tomaram conta dos noticiários no início dos anos 2000 e, mais recentemente, Americanas e South Rock, empresa responsável pelas marcas Subway e Startbucks no Brasil, mostram que a responsabilidade corporativa é muito mais do que um problema particular de cada empresa. 

Mais do que manchar a imagem de uma marca, a inconformidade causa grande impacto em todo o ecossistema empresarial e social. Para falar sobre o assunto, o jornalista Tiago Maurique convidou o advogado especialista em compliance, André Maya, o Diretor Administrativo e Financeiro da Medical SAN,  Fernando Rohisg e o Coordenador de Controles Internos da Sicredi Integração RS/MG, Odair Thomas. 

Confira a entrevista

 

Acompanhe
nossas
redes sociais