A Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela, apresentava o projeto Navegar. A iniciativa existia desde 2002 e era retomada para 360 estudantes de 12 a 15 anos da rede municipal.
Esses jovens frequentariam o Parque Náutico duas vezes por semana em turno inverso ao escolar para terem aulas de remo, canoagem e vela. A ideia era aproximar as novas gerações do meio ambiente e desenvolver atividades físicas.
Com 37 anos de história, ainda hoje a Aeca desenvolve projetos voltados aos estudantes da região.
Caminhão tombava em Pouso Novo
Um caminhão, carregado com mais de 13 toneladas de óleo de cozinha, virou na BR-386, na descida da serra de Pouso Novo. À reportagem da época, o motorista alegou que ficou sem freio no caminhão. O veículo colidiu numa mureta de proteção e o conteúdo da carga ficou espalhado pelo local.
Há 50 anos…
Reconstituição de crime
Cinco décadas atrás, era comum a reconstituição de um crime para fotografar para o jornal. Em Lajeado, no distrito de Marques de Souza, localidade de Linha Bastos, Ernesto Senger assassinou a facadas Arlindo Kauffmann. Semanas depois da prisão de Senger, foi determinado que o criminoso fosse levado ao local do crime, junto de policiais, e fosse reconstituída a cena do crime. Na ocasião, o fotógrafo do Jornal de Lajeado acompanhou o processo (foto).
Mais escolas municipais em Estrela
O Jornal Nova Geração anunciava que o governo municipal de Estrela construiria oito novas escolas em 1974. Os educandários ficariam nas localidades de Linha Delfina, Arroio do Ouro, Novo Paraíso, Linha Wink, Linha Schmidt, Linha Geralda Baixa e Linha Harmonia. Na época, o custo das obras estava orçado em 240 mil cruzeiros. A ideia era renovar os prédios das escolas do interior de Estrela.
Hoje é
- Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
- Dia Nacional do Trigo
- Dia Nacional do Intensivista
- Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
Santo do dia: São Leão Magno