“Eu nasci dentro de uma festa”, brinca o empresário Rafael Fachini, 33, ao lembrar a época em que os pais Adenor e Marinês assumiram a diretoria da comunidade do Jacarezinho e eram responsáveis pela cozinha dos eventos realizados no salão do bairro. “Minha mãe era cozinheira de mão cheia. Com um ano de vida, eu ficava de um lado para o outro no salão, enquanto meus pais trabalhavam”, conta.
A história da empresa Rafael Fachini Decorações começou a ser escrita em 2007, ano em que os pais de Rafa, como é conhecido, comemoraram 25 anos de casados. Sem muitas alternativas para contratar um profissional para organizar a festa de bodas de prata, o filho decidiu fazer por conta própria. “Foram 350 convidados entre familiares e amigos. Tudo muito simples. O diferencial foi um pergolado rústico que meu pai, que é marceneiro, construiu e colocamos uns tecidos e plantas. Para e época foi interessante”, recorda o jovem, que nesse período ingressava no terceiro ano do ensino médio e na sequência iniciava a graduação em arquitetura. “As pessoas começaram a me chamar para organizar festas infantis, bodas, festas de bairro. E tudo o que vinha, a gente fazia. Mais por experiência do que por lucratividade”, salienta o encantadense, que despertou para o empreendedorismo ainda na infância, quando ia até a marcenaria do pai para fabricar pequenas peças como porta-chaves e descanso de panelas para vender. “Sempre quis ter meu dinheiro”.
Sem tempo para conciliar o trabalho com os estudos, Rafa decidiu trancar a faculdade em 2009 e se dedicar exclusivamente à empresa, pois percebeu que havia um nicho de mercado a ser explorado na região. “O ramo de eventos evoluiu muito. Hoje tem o organizador, o decorador, o cenógrafo, o paisagista. Na nossa região temos uma certa mistura. Eu sou o culpado disso, pois centralizo muito”, conta o empresário, que cuida de todos os detalhes, desde a elaboração do projeto 3D, a decoração, a contratação dos fornecedores e a montagem da cenografia e dos arranjos de flores. “Sou eu mesmo que faço os arranjos, flor por flor. É uma das partes que mais gosto”, confessa Rafa, que cita uma festa de aniversário em Vespasiano Corrêa, em 2022, como um dos momentos marcantes da sua trajetória. “Tivemos um mês e meio para organizar. Transformamos o CTG do município em um cassino. Eram 400 convidados e mais 100 profissionais no estafe. Deu tudo certo. Nosso trabalho teve um reconhecimento muito grande”, orgulha-se, ao mesmo tempo que cita trabalhos no exterior, para uma festa de casamento em Londres, além de eventos na Bahia e em Minas Gerais.
A estrutura da empresa conta com um pavilhão de 500 metros quadrados no bairro Jacarezinho, onde são guardados mesas, doceiras, vasos, sofás e outros artigos utilizados na decoração. A equipe conta com quatro colaboradores fixos. Além de Rafa e os pais, a Camila auxilia na administração do negócio.
Para o futuro, Rafa planeja a construção de um novo pavilhão para ampliar o estoque de material. “Queremos crescer, mas sem perder esse espírito familiar. Grande parte do nosso sucesso vem disso, dessa simplicidade. Esse é o nosso grande diferencial”, afirma.
“Assista ao vídeo”