Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente confirma atrações

Política e cidadania

Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente confirma atrações

Programação na próxima semana aborda prevenção, monitoramento e previsibilidade para mitigar efeitos de catástrofes naturais

Por

Atualizado quinta-feira,
09 de Novembro de 2023 às 09:30

Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente confirma atrações
Em Muçum, velocidade da correnteza e volume de água trouxe destruição em quase 85% da área urbana habitada na cidade. (Foto: Arquivo / Aldo Lopes)
Vale do Taquari

O auditório do prédio 7 da Univates recebe na próxima terça-feira, 14 de novembro, o 1º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. Especialistas da região, do estado e do país estão confirmados (confira detalhes abaixo). O objetivo do encontro é debater estratégias e soluções em face das cheias recorrentes da bacia Taquari/Antas.

Com a inundação dos dias 4 e 5 de setembro, ficou mais evidente a necessidade de criar planos de prevenção, monitoramento e proteção às comunidades. Entre os destaques da programação estão palestras com autoridades de Blumenau (SC), de Piracicaba (SP). Duas cidades que sofreram com episódios de inundação.

LEIA TAMBÉM: Seminário busca experiências para enfrentar catástrofes

Pela experiência, a ideia é analisar os sistemas implementados e como eles podem ser reproduzidos no Vale do Taquari. Serão dois turnos, manhã e tarde, com palestras, apresentações e detalhamentos técnicos sobre projetos de obras, de campanhas de conscientização e modelos de alertas mais efetivos.

Como resultado, o seminário tem a missão de elaborar uma “Carta do Vale do Taquari”, direcionada às autoridades públicas. O documento tem o intuito de ser um guia às ações futuras, tendo como base dados e evidências para que as estratégias sejam fundamentadas e eficazes.

O seminário é organizado pelo Grupo A Hora e conta com a apoio da Univates, Amvat, Amat, Avat, Amturvales, CIC-VT, Codevate e Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas. O patrocínio é da Caixa e governo federal, com apoio do BRDE.

Destaques da programação

Manhã – abertura às 8h

9h15min às 9h55min
Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico Brasil (CPRM)

10h às 10h40min
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau (SC); Coronel Carlos Olimpo, Menestrina Secretário de Defesa Civil

Plano de prevenção e evacuação – 10h45min às 12h15min
Abner de Freitas, representante da HopeFul (startup de educação em desastres)

Painel: Como estruturar um plano de contingência eficiente?
Painelistas: Diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade, Osvaldo Moraes; Chefe da Defesa Civil do RS, Luciano Chaves Boeira; e o secretário da Defesa Civil de Blumenau (AlertaBlu), Carlos Olimpo Menestrina

Tarde – 13h25min

Primeiro painel: Ocupação das margens e mobilidade urbana – 13h30min às 14h55min
Painelistas: Secretária de Meio Ambiente RS, Marjorie Kauffmann; e o professor de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Augusto Alves.

Segundo painel: Financiamentos e ações para estruturas e movimentos de proteção – 15 às 16h25min

Apresentação Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), Ranolfo Vieira Junior
Painelistas: Professor de Hidrologia da UFRGS e integrante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Walter Colischon; mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos e vice-presidente do Comitê Taquari/Antas, Júlio Salecker; engenheiro e vereador em Muçum, Marcos Bastiani.

Carta do Vale do Taquari – 16h30min
Os próximos passos para defesa regional serão estruturados por do documento “Carta do Vale do Taquari,” definindo ações concretas, responsáveis, prazos e fiscalização.

SERVIÇO

  • Seminário Pensar o Vale Pós-enchente
  • Tema: As ações e decisões necessárias após a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul – O Vale unido por um plano
  • Quando: 14 de novembro (próxima terça-feira)
  • Onde: Auditório do prédio 7 da Univates
  • Horário: a partir das 8h

Entrada gratuita.

Acompanhe
nossas
redes sociais