Levantamento indica 16,8 mil CPFs com restrição de crédito

política e cidadania

Levantamento indica 16,8 mil CPFs com restrição de crédito

Após três meses de crescimento, dados do SCPC indicam queda no número de pessoas com contas vencidas. No estado, o índice chega a 30,5%

Levantamento indica 16,8 mil CPFs com restrição de crédito
O número de pessoas com contas atrasadas havia estabilizado em junho, mas voltou a crescer. (Foto: Júlia Amaral)
Lajeado

A inadimplência em Lajeado diminuiu na primeira semana de novembro. Hoje, são 16,8 mil CPFs com algum tipo de restrição junto ao SCPC, 0,4% a menos em relação a outubro. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL) junto ao banco de dados da Boa Vista, uma empresa do grupo Equifax.

Os números do município vão na contramão do estado, que teve um acréscimo de 0,1%. No Rio Grande do Sul, 30,5% dos CPFs ativos têm dívidas. Isso significa que mais de 2,7 milhões de gaúchos possuem alguma conta em atraso.

Nos últimos meses, Lajeado viu um aumento na inadimplência. O número havia se estabilizado em junho, após cinco meses consecutivos de crescimento. Para a diretora executiva do CDL, Soraide Graf, os dados chamam atenção.

“A inadimplência subiu no primeiro semestre de 2020, durante a pandemia e, desde então, permanece alta. Esse índice é muito elevado e exige muita atenção por parte das empresas na concessão de crédito. Uma avaliação de crédito adequada envolve a análise documental e informações de bancos de dados”, reforça. Em janeiro de 2020, o índice era de 25,9%.

Fim de ano

Conforme Soraide, o índice geral deve se manter durante o fim de ano entre 26% e 27%. “Isso deve permanecer, pelo menos, até a metade do ano que vem. Então, para agora, novembro e dezembro, não tem expectativa de queda na inadimplência”, reforça.

O que pode alterar um pouco os números é o 13º. A primeira parcela é paga no fim de novembro e a segunda, em dezembro. Apesar do aumento na renda, as férias de verão costumam afetar o pagamento das contas. “As pessoas pagam suas contas agora no mês de novembro e dezembro com a entrada do recurso do décimo terceiro e acabam se endividando de novo em função dessas contas que a gente tem no início do ano”, explica Soraide.

Perfil dos inadimplentes em Lajeado

  • 50,1% são homens
  • 17,9% com idade
  • entre 30 e 34 anos
  • 43,3% renda entre um e dois salários mínimos

No estado

  • 51,1% são mulheres
  • 15,2% com idade entre 25 e 29 anos
  • 39,8% recebem entre meio e um salário mínimo

Acompanhe
nossas
redes sociais