Empreendedores atentos já ouviram a premissa de que a coragem supera obstáculos e motiva o arrojo do negócio. Tendo como base essa ideia e o pensamento ágil, Norberto Roque Dalpian reconheceu a oportunidade de empreender no setor de serviços de lavanderia e, a partir disso, criar uma marca consolidada no Vale do Taquari. Em 2001, ele criou a Lavanderia Hibisco em um espaço de 50 metros quadrados, em Arroio do Meio.
A opção pelo negócio derivou de sua própria experiência. Nos anos 2000, Dalpian usou com frequência os serviços de lavanderia expressa em Porto Alegre, onde morou por alguns anos. Percebeu, assim, um nicho de mercado prático e confiável. Decidiu investir ao voltar a morar na região e abriu uma sala com apenas um tanque e uma máquina doméstica de lavar. “Antes, testei o negócio para compreender o potencial do mercado”, recorda.
Antes da Hibisco, Dalpian foi garçom e representante comercial e aprendeu a ouvir o cliente. Com isso em mente, investiu nos estudos de mercado e entendeu que os serviços de lavanderia industrial cresceram globalmente. Em 2002, a Hibisco começou a atender clientes por atacado, como frigoríficos e fábricas.
A demanda por lavagem de uniformes permitiu à empresa ampliar o investimento em máquinas mais potentes. Em 2009, a Hibisco inaugurou a usina de higienização, em uma área de mil metros quadrados, na Barra da Forqueta, em Arroio do Meio. A usina conta hoje com 24 máquinas. “Investi em equipamentos cada centavo”, lembra.
Dalpian fazia questão de levar as roupas higienizadas até o cliente para captar respostas sobre os serviços e focado na habilidade de conversar e entender a demanda, a marca cresceu. “O atendimento é a base do negócio”, garante o empreendedor.
Em 2019, a Hibisco identificou uma nova oportunidade no setor hoteleiro e iniciou o atendimento a hotéis de Porto Alegre e Gramado. Devido à crescente demanda, a empresa elaborou planos para a expansão de suas instalações. Em 2023, concretizou a inauguração de uma lavanderia hoteleira em Três Coroas, com a capacidade de criar até cem postos de trabalho diretos. “Este empreendimento será destinado a servir os hotéis da região serrana e da Grande Porto Alegre”, comenta Dalpian.
Dentro de estrutura com 2,3 mil metros quadrados, as máquinas de lavagem e secagem utilizam tecnologia de ponta, refletindo um investimento moderno e robusto. Para Dalpian, é importante abraçar as oportunidades de mercado para evitar estagnação. “Se a porta se abrir, a gente deve entrar”, conclui. O novo investimento da empresa demonstra que a busca constante por inovação amplia tanto a oferta quanto às oportunidades no mercado.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram