Dois anos e quatro meses após o início das obras, uma parte do trecho em duplicação da BR-386 está liberado para o tráfego de veículos. Após receber autorização da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), a CCR ViaSul se antecipou e permitiu o fluxo entre os quilômetros 325 e 332, em Marques de Souza.
A liberação ocorre num momento onde a empresa responsável busca intensificar o ritmo de trabalho, em virtude do prazo esgotado para conclusão e entrega da rodovia duplicada. Hoje, são 17 dos 20,3 quilômetros de nova pista finalizados. No entanto, apenas os sete primeiros receberam os serviços complementares solicitados pela ANTT.
Além da nova pista, também foram liberados para uso – dentro dos sete quilômetros – os três novos acessos, cinco pontes, um retorno e uma passarela, localizada na entrada da cidade e que já vinha sendo utilizada pela comunidade. A estimativa é que o fluxo diário neste trecho seja de 12 mil veículos.
Inicialmente, a CCR não cogitava a liberação parcial. Porém, em outubro, sinalizou com essa possibilidade ao fazer um desvio e permitir a utilização da nova pista entre os quilômetros 325 e 332, enquanto a pista sul passava por adequações.
A conclusão, no entanto, segue sem um prazo concreto. O desejo da concessionária é finalizar os trabalhos até dezembro. O andamento e cronograma das ações segue em constante avaliação pelas equipes de engenharia.
Mais segurança
O frentista Rogério Gisch, 56, morador de Travesseiro, trabalha em um posto de combustíveis situado em Marques de Souza há dois anos. Acompanhou a obra de duplicação desde o seu início e, hoje, destaca os efeitos positivos do aumento da capacidade na rodovia.
“Com a duplicação aberta, melhorou bastante para nós. O acesso está mais fácil. Antes tínhamos que atravessar as duas pistas para chegar aqui. E para acessar a cidade, tinha que fazer um retorno perigoso”, afirma.
Por outro lado, as novas pistas, segundo Gisch, devem trazer mais problemas quanto ao excesso de velocidade. “Isso é uma coisa que nos preocupa muito. Sinto essa diferença desde que liberaram. Alguns motoristas estão pisando fundo no acelerador”, cita.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas), Clério Rohrig, enxerga que a duplicação tende a abrir novas oportunidades ao município, hoje ainda dependente do setor primário.
“É muito interessante o que a obra já nos proporcionou. Muitas pessoas vieram trabalhar na nossa cidade, e isso aumentou o fluxo no comércio. E, quando a duplicação estiver pronta, acredito que vai aumentar muito a procura de pessoas para morar aqui, pois ainda é um lugar tranquilo e ficará mais próximo de Lajeado”, observa.
Trecho anterior
A decisão da CCR em liberar a 386 duplicada, aos poucos, remete às obras que ampliaram o trecho de 32 quilômetros entre Estrela e Tabaí, executados ao longo da década passada. Em virtude dos sucessivos atrasos no cronograma, paralisações e divergências com a Funai, a passagem de veículos nas novas pistas era permitida aos poucos.
Os primeiros 23,4 quilômetros foram liberados nos primeiros meses de 2014, desde Fazenda Vilanova até Tabaí. Outros sete quilômetros, a partir de Estrela, foram liberados em dezembro de 2017. O restante, já nas imediações de Bom Retiro do Sul, foi finalizado apenas no primeiro semestre de 2018.
Atualização das obras na BR-386
(Marques de Souza/Lajeado)
DUPLICAÇÃO
17 dos 20,3 quilômetros prontos
7 quilômetros liberados para uso
VIAS MARGINAIS
10 dos 13 quilômetros prontos
PONTES
Todas as novas pontes finalizadas
5 liberadas para uso
PASSARELAS
2 das 4 passarelas prontas
Uma liberada para uso, outra já em utilização
ADEQUAÇÃO EM ACESSOS
3 dos 6 novos acessos prontos e liberados para uso
RETORNOS
Um dos dois retornos em nível pronto e liberado para uso
PASSAGENS
Duas passagens inferiores e duas passagens superiores em execução