Os ciclistas do Vale do Taquari Maiquel Mattes e Alan Ribeiro concluíram nesse fim de semana um desafio de resistência que testou não apenas a determinação, mas também a resistência física e mental. Eles percorreram 2 mil quilômetros em menos de 210 horas, em uma jornada que levou a explorar as belezas naturais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para Mattes, a conclusão da prova representa um desafio pessoal, uma oportunidade de testar os limites do corpo e experimentar a sensação de pedalar 250 km todos os dias. “Quero ter experiencia diferentes e quis com esse desafio testar meu corpo.”
Sobre o evento em si, explica que 28 pessoas largaram, mas apenas 21 conseguiram concluir o desafio. Houve duas rotas distintas: a rota Gravel, que envolve estradas não pavimentadas, e a rota Road, composta apenas por trechos asfaltados. Das cinco pessoas que iniciaram a rota Gravel, apenas Maiquel e Alan completaram o percurso. Na rota Road, das 26 pessoas que largaram, 22 terminaram com sucesso.
Mattes concluiu a prova em sete dias e algumas horas, cruzando a linha de chegada às 18h, após ter largado na manhã de um sábado.
Quando questionado se em algum momento pensou em desistir, admite que, embora a ideia de desistência tenha cruzado a mente quando o amigo desistiu em Farroupilha, conseguiu superar a hesitação e seguir em frente.
Cita que enfrentou desafios meteorológicos extremos, como temperaturas escaldantes chegando a 40ºC em Gramado e chuvas persistentes no litoral. Além disso, um ciclone extratropical se formou na reta final da prova, trazendo ventos fortes e desafios contra os ciclistas.
Um dos momentos mais marcantes da jornada foi a passagem por cidades turísticas de Santa Catarina, como São Joaquim, Lajes e Urupema. Além disso, ele teve a oportunidade de explorar pontos emblemáticos do estado, como estradas de chão e o famoso percurso da Serra do Rio do Rastro. “É algo incrível poder conhecer esses lugares de uma fora diferente.”
Após concluir esse desafio, o ciclista já está pensando em seu próximo objetivo. Primeiro, ele pretende dar ao corpo o merecido descanso e recuperação, antes de competir na etapa do Gaúcho de Ciclismo em Teutônia, marcada para o dia 18 deste mês. Nessa competição, ele participará na categoria B1.
Saiba mais
O Les Gauchos Randonneurs é uma prova de 2 mil quilômetros que iniciou no dia 28 de outubro às 7h, no Sítio Les Gauchos, em Gravataí. Os atletas tinham até o dia 6 de novembro, às 1h para completar a prova. Como a prova é autossuficiente, cada atleta participante era responsável por suas demandas, como resgates e sonos.