O empreendedor jovem é movido por coragem e ímpeto, habilidades importantes para enfrentar o mundo dos negócios e perceber oportunidades de mercado. Os gêmeos Ana Paula Ceppo e Maicon Ceppo compreenderam que ser essa, a característica diferenciada nas jornadas de sucesso. Aos 18 anos, fundaram a Ceppo Indústria de EPIs para realizar o sonho do pai, que desejava construir um capacete de bombeiro.
Na infância, os irmãos acompanharam o pai, Marcelo Ceppo, em operações de busca e salvamento contra incêndios. Ele foi bombeiro voluntário durante 32 anos e desejava construir equipamentos que protegessem das chamas os colegas.
Em 2019, os irmãos inauguraram a Ceppo Indústria de EPIs, em Colinas, começando a montagem de capacetes de aproximação ao fogo. A escolha estratégica do protótipo levou em conta a demanda, já que o produto é desejado por bombeiros do mundo. “O primeiro modelo foi o fire stop”, conta Ana Paula.
No primeiro ano, a fábrica produziu 50 capacetes por mês. Maicon se responsabilizou pela linha de montagem e Ana pelo setor financeiro. Os jovens apostaram na influência do pai, conhecido nas corporações gaúchas, para revender o material aos quartéis. Os produtos foram aceitos por serem duráveis e financeiramente acessíveis. “Não há no Brasil fábrica de equipamentos de segurança para bombeiros”, assegura Ana Paula.
Os jovens chamaram atenção ao se inserirem rapidamente nos quartéis, oferecendo dez anos de garantia nas peças. Hoje, a Ceppo comercializa para o Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos. “Somos a única empresa da América Latina e a oitava no mundo”, salienta Maicon.
O empreendedor de 21 anos divide as atribuições com o curso de Técnico em Informática na Univates. Ana Paula se prepara para a formação em Ciências Contábeis. Eles foram mentorados pelo pai, que orientou para os equipamentos mais necessários ao combate às chamas e, assim, puderam variar o portfólio. Em 2020, começaram a produzir acessórios como lanternas, mochilas de paramédico, óculos de ampla visão, botas e vestimentas.
Os equipamentos possuem um dinossauro como símbolo, o Dino Ceppo, um mascote que chama a atenção de crianças. “Como, mulher e jovem de 21 anos, é uma gratificação administrar uma empresa que exporta para nove países”, atesta Ana Paula.
A pouca idade dos gestores fez as instituições financeiras desconfiarem do potencial do negócio. Eles driblaram essa incerteza provando a solidez da marca em apenas três anos. Em 2022, os filhos assinaram a carteira do pai, com remuneração fixa no fim do mês. “Foi muito tarde”, brinca Marcelo. Com a jornada dos irmãos, a Ceppo prova que a iniciativa e a audácia são fundamentais ao empreendedorismo moderno.
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