Um gestor capaz de tomar decisões baseadas em experiências intuitivas pode fortalecer a estratégia e contribuir com a visão de um negócio. Essa abordagem centrada no instinto marcou a trajetória do Hotel Vallér, fundado por Dirceu Vallér, em 1980, no bairro Montanha, em Lajeado. Hoje, a administração do empreendimento está nas mãos dos irmãos Jair e Jairo Vallér, que assumiram a gestão no ano 2000.
Dirceu Vallér criou o empreendimento com a visão de atender caminhoneiros que buscavam refeições. No início, a ideia esteve focada no restaurante familiar, o que impulsionou o crescimento do hotel. “Anexo ao restaurante, tínhamos uma pousada com dez quartos, feita para aproveitar a estrutura do prédio”, explica Jairo.
A gestão familiar do negócio foi dividida por habilidades. Dirceu fidelizou clientes com o atendimento afável, enquanto a esposa, Deonila, se encarregava da administração da cozinha. Já os filhos cumpriam o papel de suporte ao atendimento. “Eu tinha apenas 13 anos e cresci observando meu pai transformar estranhos em amigos em questão de minutos.”, recorda Jairo.
Entre 1980 a 2000, o empreendimento Vallér construiu uma base sólida de clientes e conseguiu adicionar 75 apartamentos ao hotel. No ano 2000, a morte do fundador impactou a família. Ele faleceu ao tentar conter um assalto ao prédio. Os filhos tiveram de apostar na resiliência para continuar o legado do pai. Jair, o irmão mais novo, abriu mão de seu emprego para compartilhar a gestão. “Foi de grande ajuda naquele momento”, conta Jairo.
Os administradores aprenderam a construir estratégias de atração de hóspedes aplicando técnicas que deram certo em outros hotéis. Jairo lembra que essa abordagem foi muito intuitiva. Ele aprendeu a conversar com hóspedes em inglês, italiano e espanhol. “Aprendi me inspirando em negócios que deram certo”, resume Jairo.
De 2009 a 2019, o Hotel Vallér adicionou 108 novos apartamentos, mudando totalmente a estrutura original. Essa movimentação atraiu hóspedes e artistas do país. O hotel hoje conta com 180 quartos, sendo o maior da região. Contudo, em 2020, a pandemia reduziu as taxas de ocupação. “Foi preocupante ver o estacionamento com espaço para cem veículos vazio. Implementamos diversas estratégias para superar essa situação”, comenta Jairo.
A solução criativa veio do setor turístico, com visitantes sendo atraídos pelo Cristo Protetor e novos monumentos da região. Em 2024, será inaugurado o Vallér Parque Hotel, no bairro Alto do Parque, em Lajeado, focado no atendimento turístico. Jairo e Jair acreditam que o instinto empreendedor foi a força fundamental para movimentar o negócio e contribuir com o setor hoteleiro da região.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram