CRIE Conexões

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

CRIE Conexões

Depois da aula magna com a monja CoenRoshi, ontem à noite, no teatro Univates, o CRIE Conexões segue com programação até quinta-feira. No Espaço Maker – Meio ambiente e vida em comunidade, um dos temas será a Qualidade de Água do Rio Taquari e seus afl uentes.

O Grupo A Hora, por meio do projeto Viver Cidades, tem monitorado o estado da água em análises semestrais de dois rios e 13 arroios, totalizando 26 pontos. Os dados, suas causas e consequências serão apresentados às 19h20, na Sala Mais da Biblioteca.

ARQUIVO

Conectar para realizar

O bate-papo sobre as nossas águas está no escopo do “Espaço Maker – Meio ambiente e vida em comunidade,” temática Conectar para realizar, do CRIE Conexões. Faz todo o sentido conhecer os nossos rios e arroios para poder intervir, cobrar, propor e realizar ações para dar mais vida e preservação dos mananciais. Outras informações no site univates.br/crieconexoes.

Piracema

O período de piracema na bacia Taquari-antas começou em 1o de novembro e vai até 31 de janeiro de 2024. As restrições à pesca ocorrem por conta do período de reprodução, quando os cardumes nadam contra a correnteza em direção às cabeceiras para poder reproduzir.

Restrições à pesca

De acordo com a legislação federal, é proibido o uso de redes de pesca, espinheis e embarcação motorizada, entre outras restrições. O Vale tem uma peculiaridade. Em Bom Retiro do Sul, os captura e transporte de até 5kg de peixes, observando o tamanho mínimo de cada exemplar. É obrigatório portar a carteira de pescador emitida pelo Ibama.

O que pode

No período de defeso, é permitida apenas a pesca com uso de embarcações não motorizadas, a linha de mão e caniço simples e captura e transporte de até 5kg de peixes, observando o tamanho mínimo de cada exemplar. É obrigatório portar a carteira de pescador emitida pelo Ibama.

Apreensões

Na piracema 2022-2034, conforme relatório do Comando Ambiental da Brigada Militar, do total de apreensões de redes e espinheis no estado, 40,89%, ocorreram na região do 1o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. A área abrange 142 municípios, entre eles 38 do Vale do Taquari sob a responsabilidade do 2o Grupo de Polícia Ambiental, com sede em Estrela.

Seminário Ambiental

O 14o Seminário Ambiental ocorrerá no dia 16, quinta-feira. Além das oficinas nas escolas, estão previstas as palestras Estação Antártica, com o capitão de mar e terra e mergulhador, Luciano de Assis Luiz, e Qualidade da Água, com Julia Grasiela Spellmeier, do Laboratório Unianálises, e Gabriela Roehrs, da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado. Inscrições até dia 13, próxima segunda-feira, pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br ou telefone (51) 3011-6900. A atividade ocorre das 7h30 às 12h, no auditório 7 da Univates.

Acompanhe
nossas
redes sociais