Exigências em acesso travam negociações para  unidade do Stok Center

LAJEADO

Exigências em acesso travam negociações para unidade do Stok Center

Município quer resolver impasse para possibilitar instalação de atacarejo às margens da BR-386, no bairro Santo André. Concessionária nega haver “novas exigências” e diz manter “conversas constantes” com a empresa

Exigências em acesso travam negociações para  unidade do Stok Center
Acesso ao Santo André é ponto questionado e demanda adequações. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Sem avanços recentes, o governo municipal pretende dialogar com a CCR ViaSul para solucionar impasse nas tratativas da instalação de uma unidade do Stok Center na cidade. Há uma preocupação com as exigências para a construção do atacarejo às margens da BR-386, no acesso ao bairro Santo André.

A aflição com o processo foi manifestada pelo engenheiro do setor de projetos do município, Isidoro Fornari (PP), em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9. Segundo ele, um representante da empresa supermercadista informou as dificuldades nas negociações com a concessionária da rodovia.

“É um processo que estava bastante adiantado e, pelas informações que recebemos, fizeram mais exigências para a liberação. Agora vamos atrás para esclarecer o que ocorreu. É um projeto que, se não acontecer aqui, vai acontecer em outro local. Há mais cidades interessadas”, pontua.

Conforme Fornari, o projeto como um todo é benéfico para a comunidade. Além da criação de novos postos de trabalho, também prevê a melhoria no acesso ao bairro. “É interesse nosso, não apenas pelo investimento, mas também pelo que se apresenta, se acessando por um local e saindo por outro. Hoje aquilo ali é um Deus nos acuda”.

Sem novas exigências

Procurada pela reportagem, a CCR ViaSul, em nota, informa que não há nova exigência, além das iniciais. A aprovação de terceiros na faixa de domínio federal segue um processo que leva tempo para análise. “A equipe segue em conversas constantes com o responsável particular pelo projeto e à disposição do mesmo”, esclarece.

O pedido de instalação do atacarejo já foi formalizado para a concessionária em agosto e, num primeiro momento, obteve aval. Naquele mês, o coordenador de engenharia, Fábio Hirsch, revelou ter conversado com representantes da empresa e do município de Lajeado.

Rede em expansão

Marca do grupo Comercial Zaffari, de Passo Fundo, o Stok Center vive um momento de expansão no RS. Além da sede, possui unidades em outras 22 cidades gaúchas, entre elas Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Soledade. Além disso, há também uma filial em Lages (Santa Catarina).

A intenção do grupo supermercadista é de instalar a unidade do Stok Center em Lajeado no antigo prédio da Brasfrio, em uma área de 10 mil metros quadrados. Ao todo, seriam gerados de 150 a 200 empregos diretos. A intenção é inaugurar o complexo em 2024.

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo André, Mariane Schuster avalia de forma positiva a provável chegada do empreendimento. “Com certeza será muito bem vindo. Esperamos que nos apresente variedade de produto, com qualidade e preço justo. E, quanto ao acesso, acredito que o Poder Público vai se empenhar ao máximo para ajudar, pois é um investimento importante”.

Acompanhe
nossas
redes sociais