Sem avanços recentes, o governo municipal pretende dialogar com a CCR ViaSul para solucionar impasse nas tratativas da instalação de uma unidade do Stok Center na cidade. Há uma preocupação com as exigências para a construção do atacarejo às margens da BR-386, no acesso ao bairro Santo André.
A aflição com o processo foi manifestada pelo engenheiro do setor de projetos do município, Isidoro Fornari (PP), em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102,9. Segundo ele, um representante da empresa supermercadista informou as dificuldades nas negociações com a concessionária da rodovia.
“É um processo que estava bastante adiantado e, pelas informações que recebemos, fizeram mais exigências para a liberação. Agora vamos atrás para esclarecer o que ocorreu. É um projeto que, se não acontecer aqui, vai acontecer em outro local. Há mais cidades interessadas”, pontua.
Conforme Fornari, o projeto como um todo é benéfico para a comunidade. Além da criação de novos postos de trabalho, também prevê a melhoria no acesso ao bairro. “É interesse nosso, não apenas pelo investimento, mas também pelo que se apresenta, se acessando por um local e saindo por outro. Hoje aquilo ali é um Deus nos acuda”.
Sem novas exigências
Procurada pela reportagem, a CCR ViaSul, em nota, informa que não há nova exigência, além das iniciais. A aprovação de terceiros na faixa de domínio federal segue um processo que leva tempo para análise. “A equipe segue em conversas constantes com o responsável particular pelo projeto e à disposição do mesmo”, esclarece.
O pedido de instalação do atacarejo já foi formalizado para a concessionária em agosto e, num primeiro momento, obteve aval. Naquele mês, o coordenador de engenharia, Fábio Hirsch, revelou ter conversado com representantes da empresa e do município de Lajeado.
Rede em expansão
Marca do grupo Comercial Zaffari, de Passo Fundo, o Stok Center vive um momento de expansão no RS. Além da sede, possui unidades em outras 22 cidades gaúchas, entre elas Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Soledade. Além disso, há também uma filial em Lages (Santa Catarina).
A intenção do grupo supermercadista é de instalar a unidade do Stok Center em Lajeado no antigo prédio da Brasfrio, em uma área de 10 mil metros quadrados. Ao todo, seriam gerados de 150 a 200 empregos diretos. A intenção é inaugurar o complexo em 2024.
Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo André, Mariane Schuster avalia de forma positiva a provável chegada do empreendimento. “Com certeza será muito bem vindo. Esperamos que nos apresente variedade de produto, com qualidade e preço justo. E, quanto ao acesso, acredito que o Poder Público vai se empenhar ao máximo para ajudar, pois é um investimento importante”.