Uma série de experiências exclusivas é oferecida na Casa Gollin, destino localizado na Linha Salvação, em Relvado. Desde trilhas até belas cascatas, gastronomia rural com toques italianos até uma viagem no tempo em um pequeno museu.
O ponto turístico surgiu no pós-pandemia com o retorno de Adriano Gollin para a casa dos pais. As pizzas que ele aprendeu a fazer fora da região conquistaram o paladar de amigos. Em 2021, a família construiu um espaço rústico ao lado da casa para atender o público.
A sequência conta com 16 tipos salgadas e doces feitos com produtos da propriedade ou de agricultura local. As pizzas são assadas em um forno a lenha feito de tijolos e servidas numa mesa comunitária. Necessários poucos segundos para o preparo numa temperatura que chega a 500°C.
A Casa Gollin também oferece outras refeições como cafés e almoços que podem ser desde uma galinhada até um cardápio mais completo focado na culinária italiana.
Ao chegar na propriedade, o visitante é convidado a experimentar o limoncello, um licor alcoólico feito com casca do limão siciliano, cachaça, água e açúcar.
Curioso é o processo de curtimento da bebida que ocorre com as garrafas enterradas na terra por mais de 40 dias. O licor é servido bem gelado e nem aparenta ter teor alcoólico próximo dos 40%.
Trilhas ecológicas
Para além da gastronomia, a Casa Gollin oferece o guiamento até duas cascatas de acesso médio em trilhas na mata.
Uma delas se chama Cascatinha dos Bampi em referência aos antigos proprietários da área de terras. Necessário fazer uma caminhada leve com cerca de 300 metros. A pequena queda de água chama atenção por ter uma gruta aos fundos da água.
Esse local tem importância histórica. No passado, moradores fugiam da violência dos intendentes e se escondiam nas cavidades rochosas. Por isso a linha na época conhecida como Jacaré passou a ser chamada de Salvação.
A segunda cascata fica na propriedade e leva o sobrenome Gollin. É preciso fazer uma trilha com trecho íngreme, mas bem sinalizado. Essa queda de água tem formato de escorregador com aproximadamente 60 metros.
Volta ao passado
O ponto turístico preserva um pequeno museu cheio de objetos utilizados na agricultura décadas atrás. O item mais antigo é um quadro pintado em um pergaminho com tintas naturais. A arte data do século 19 e foi feita por um monge italiano. Outro item chamativo é uma pequena capelinha com cerca de 200 anos que foi restaurada pela família Gollin.
Agendamento
A visita deve ser feita com agendamento prévio, sendo que os visitantes podem escolher usufruir apenas da parte gastronômica, trilhas ou ambos.
O ponto turístico atende grupos a partir de 10 pessoas. Em dias especiais também é feita a modalidade “agenda aberta”, quando abre o espaço para vários grupos na mesma data.
Mais informações pelas redes sociais: @casagollingastronomia no Instagram e Casa Gollin Gastronomia no Facebook. Outra opção de contato é o WhatsApp: 51 99896-6486.