Um novo voto de confiança

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um novo voto de confiança

A quarta visita de ministros e secretários nacionais pós-tragédia de setembro foi de novos anúncios e mais promessas. Liderados pelo Ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o gaúcho Paulo Pimenta, e pelo Ministro da Educação, o cearense Camilo Santana, a comitiva foi recebida por um expressivo público que lotou o auditório do prédio 7 da Univates. Vice-governador, prefeitos e líderes de entidades estavam presentes e ouviram os representantes do presidente Lula. Muitos aplaudiram. E outros tantos permaneceram – e seguem – desconfiados. Acima de tudo, e apesar do atraso, houve muito respeito e cordialidade durante o importante evento. Faltaram algumas respostas, é bem verdade.

Como exemplo, o questionamento sobre benefícios para o pagamento dos salários por parte das empresas mais atingidas, um fato que incomodou e muito o prefeito de Muçum. Como fator positivo, os governos estadual e federal reconheceram a demora na liberação de recursos e na concretização de políticas públicas anunciadas durante o período de maior comoção. Reconheceram, mas não naturalizaram. E isso é um passo importante para que possamos dar mais um voto de confiança aos agentes públicos. Um voto com tempo e espaço limitados, é claro. Afinal, as empresas ainda não receberam os valores prometidos via BNDES.

Tucanos e tucanas em harmonia

Diversos representantes do PSDB gaúcho participaram da convenção estadual da sigla, realizada no domingo, na sede da câmara de vereadores de Porto Alegre. A nova executiva eleita pelos integrantes do diretório será comandada pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Essa será a primeira vez na história do partido que o diretório terá paridade de gênero na composição. Dos 105 membros, 53% são mulheres e 47% homens. Paula é a 4ª mulher a presidir o partido no Estado (Ecléa Fernandes, Yeda Crusius e Zilá Breitenbach foram as outras). Na imagem, os membros do PSDB de Lajeado, com destaque à Secretária Estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e a presidente do legislativo lajeadense, Paula Thomas.

Consenso pela Gláucia

A candidatura de Gláucia Schumacher é a mais próxima de um consenso dentro do PP de Lajeado. Nenhum outro possível candidato ou candidata possui tal proximidade com a plena abonação por parte dos líderes e correligionários da sigla lajeadense. Ou seja, dificilmente haverá uma surpresa dentro do diretório dos Progressistas. A dúvida, assim como em anos anteriores, está na escolha de um nome para ser o candidato a vice-prefeito (a), e também na composição da majoritária. Nas últimas duas eleições, o PP venceu com chapa pura. E em 2012, quando dividiu o palco principal com o PSDB (à época representado pelo candidato a vice-prefeito Ederson Spohr, que hoje está no MDB), perdeu o pleito para Luís Fernando Schmidt (PT), que estava coligado com o MDB.

E as “moradias emergenciais”?

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou no dia 14 de setembro a intenção de construir moradias provisórias aos atingidos pela enchente. Naquele momento, e em entrevista concedida na prefeitura de Encantado, ele relatou que o governo estadual estava identificando, em conjunto com os municípios, áreas para a instalação dessas casas. Disse, ainda, que o Executivo gaúcho já havia recebido ofertas de construtoras para a instalação dos referidos módulos residenciais emergenciais. Já se passaram 46 dias do anúncio. E, por ora, nenhuma moradia provisória foi concluída no Vale do Taquari. São várias as razões para a morosidade no atendimento dessas centenas de famílias que ainda vivem de forma improvisada. E nem tudo depende da boa vontade do governador, eu sei. Mas diante da demora, e da falta de prazos para tranquilizar a população atingida, já não é mais correto chamar de moradia “emergencial”. Afinal, o mais próximo que estamos das prometidas residências está retratado na imagem do bairro Novo Horizonte (foto), em Arroio do Meio. É preciso agilizar!

TIRO CURTO

  • O lançamento da 4ª Festa da Orquídeas & 2ª Exposição Nacional de Orquídeas + 14ª Exposição Estadual de Orquídeas ocorre no dia 10 de novembro, na Seubv, em Mato Leitão. O encontro inicia às 19h30min. E o slogam é promissor: “A festa onde a alegria, a beleza e os negócios se encontram”.
  • Em Estrela, Regina Mallmann é a nova “sub prefeita” do Distrito de Delfina. O anúncio ocorreu ontem, no gabinete do prefeito Elmar Schneider (MDB).
  • O evento CRIE Conexões, da Univates, também vai debater a causa animal. A oficina “Espaço Pata” ocorre no dia sete de novembro, no Labim (sala 504 do prédio 11), a partir das 19h10min, com a participação de Jeandres Rosa, Taylane Katz e Henrique Fernandes Viana. Entre as pautas, a construção do “cachorródromo” no Parque dos Dick, em Lajeado.
  • O Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) foi inaugurado em agosto de 2022, mas demorou cerca de um ano para receber os móveis e iniciar, de fato, as atividades. E hoje o Labilá é finalista do 5º Prêmio Famurs Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. A divulgação dos vencedores ocorre no 2º Smart Cities Park, em Nova Petrópolis. O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro.
  • Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) não demonstra incômodo algum ao ser cogitado no MDB. Mas é bom que se diga. Não há nenhum convite oficial e tampouco definições sobre o futuro do Progressista.

Acompanhe
nossas
redes sociais