Novos cenários

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Novos cenários

O projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora, faz coleta e análise da qualidade de rios e arroios da região. Na quarta etapa, realizada na quinta-feira, 26, foi possível ver as mudanças nas paisagens no pós-enxurrada. Como nas coletas anteriores, acompanhei a equipe do Unianálises. Árvores arrancadas, barrancos expostos, ponte danificada e até mesmo acesso ao rio completamente diferente do que era antes. São marcas que não nos deixam esquecer da tragédia de setembro e que, ao mesmo tempo, nos lembram da importância da preservação das margens, das matas nativas.

Acesso ao rio Forqueta, em Travesseiro, antes plano, largo e com vegetação rasteira, se tornou um difícil acesso

Lixeiras

O bairro São Bento, em Lajeado, solicitou a retirada das lixeiras coletivas. A medida foi tomada em reunião da associação com moradores. A intenção é evitar acúmulo de resíduos dentro e ao redor das lixeiras. Agora, cada morador deve guardar seu lixo e colocar na rua somente no dia e próximo do horário da coleta.

Volume

A medida visa a evitar a ação de animais que rasgam os sacos e reviram o lixo. Além disso, não receber resíduos nos dias em que não há coleta.

Educação

A medida adotada no São Bento vai oportunizar que cada família tenha noção de quanto produz de resíduos sólidos. Levamos, dia após dia, a sacolinha na lixeira. Guardar por dois ou três dias, especialmente em fins de semana, vai dar a verdadeira dimensão de quanto produzimos e o tanto mau cheirosas são as nossas sobras.

Fibra de pet

As camisetas da Corrida para Vencer o Diabetes são feitas de fibra de garrafas pet recicladas e algodão sem processamento. O evento chega a 25ª edição, em Porto Alegre. A iniciativa é um diferencial nas corridas de rua da Capital, já que a camiseta é livre da química utilizada para o tingimento. Cada peça economiza cerca de 6,3 litros de água e reduz em até 40% o consumo de energia para a produção.

Em pauta

A Univates promove mais de 70 atividades gratuitas sobre a vida em comunidade e as conexões do indivíduo com si mesmo e com o território. O CRIE Conexões abre espaços de criação, nos quais serão discutidos desafios e soluções práticas e inovadoras para situações relevantes para a comunidade regional. Sustentabilidade, meio ambiente e empreendedorismo são a tônica da programação entre 6 e 9 de novembro. Outras informações e inscrições pelo site univates.br/crieconexoes. A programação é aberta a toda a comunidade.

Dia sem sacola

O Dia D Sem Sacola, em Lajeado, arrecadou 55 kg de alimentos não perecíveis. A ação de conscientização consistiu na troca de 1kg de alimento por uma sacola de pano, com o intuito de incentivar a redução de sacolas plásticas. A atividade fez parte do 3ª Semana Municipal Lixo Zero.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais