Um dos pilares da educação financeira é acrescentar sonhos ao orçamento mensal. O intuito é priorizá-los, dedicando atenção constante a eles. Entretanto, o planejamento financeiro pode ser um desafio. Imprevistos surgem e o dinheiro, que seria dedicado aos sonhos, é gasto. Mas existe alternativa: o consórcio Sicredi é uma maneira de poupar dinheiro e investir no seu futuro.
“O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos. Sua finalidade é formar uma reserva para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços”, explica Giácomo Fernando Schossler, Assessor de Produtos e Serviços da Cooperativa.
Benefícios do Consórcio
Como forma de investimento, o consórcio proporciona inúmeros benefícios aos associados:
Liberdade – quando contemplado, o consorciado tem total liberdade para escolher o bem ou o serviço que melhor atende a sua necessidade, dentro da categoria de seu grupo de consórcio.
Organização financeira – é uma excelente alternativa para quem tem o objetivo de poupar dinheiro. O consorciado assume o compromisso do pagamento das parcelas do seu consórcio e assim realiza o seu sonho.
Comodidade – as parcelas são debitadas automaticamente da conta corrente e o consorciado pode acompanhar o seu plano de consórcio em qualquer unidade de atendimento pelo seu extrato mensal, pelo Canal de Consorciado, no Sicredi Internet e pelo Sicredi Fone.
Distribuição de resultados – como associado Sicredi Ouro Branco RS/MG, o consorciado planeja seu futuro enquanto contribui para uma sociedade melhor. “Ao contratar um consórcio, o sócio incentiva a economia local e proporciona o desenvolvimento da comunidade através da distribuição dos resultados e do Fundo Social, programa que beneficia diversas entidades que têm propósitos coletivos”, pontua Giácomo.
Momento econômico
O fator econômico torna o atual momento oportuno para investimentos em consórcio. A taxa Selic está em 12,75% ao ano, até o fim da próxima reunião do Copom (31/10 e 1º/11), que possui uma previsão de baixa. Este indicador impacta diretamente no custo do dinheiro e eleva as taxas de juros dos financiamentos em geral. Estes, seguem como alternativa para quem necessita de uma solução financeira imediata, e o consórcio, que não sofre com esta variação, é uma ótima alternativa para quem investe no futuro.
“A taxa de administração é fixa e é cobrada por período. Numa cota de consórcio de veículos com prazo de 60 meses, a taxa de administração fica em torno de 0,20% ao mês, número muito abaixo das taxas praticadas nos financiamentos de mesmo prazo. O que torna o consórcio uma alternativa vantajosa, estável e, portanto, segura”, acrescenta Giácomo.