Xadrez é atração nos Jogos Escolares de Estrela

Categorias de base

Xadrez é atração nos Jogos Escolares de Estrela

Evento ocorreu nessa quinta-feira e reuniu 252 atletas de oito cidades do Rio Grande do Sul

Xadrez é atração nos Jogos Escolares de Estrela
Ao todo, 46 mesas, 126 tabuleiros, mais de duas mil peças foram utilizadas - foto: Rodrigo Angeli

A 14ª edição do Torneio Estudantil de Xadrez de Estrela reuniu 252 competidores nessa quinta-feira, 26, na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela.  A competição durou cerca de dez horas.

O ginásio foi todo equipado com mesas, sendo 126 tabuleiros e mais de duas mil peças em movimento. Foram três as categorias: mirim (2010/2011/2012/2013); infantil (2008/2009) e juvenil (2006/2007). A inscrição para a participação foi franca. A disputa, dentro do próprio torneio, teve pontuação paralela para os alunos estrelenses participantes, válida para os Jogos Escolares, inclusive com premiação específica para estes.

Além de Estrela, estavam inscritos alunos de outros sete municípios: Lajeado, Westfália, Teutônia, Travesseiro, Harmonia, Colinas e Roca Sales, constando 16 escolas representadas. Tiago Kortz, 11 anos, veio de Colinas, sendo o único representante da cidade. Mas não veio sozinho. Estava acompanhado do pai, Fabrício, com quem divide as vezes algumas horas à frente do tabuleiro. “É bom, gosto muito de jogar. Pelas estratégias e tudo mais. Te ajuda a tomar decisões em outro momentos”, explica o jovem. O pai fez questão de prestigiar. “Que bom que Estrela dá esta oportunidade a um esporte que é tão benéfico, de certa maneira fácil de ser jogado, mas ainda pouco valorizado ao meu ver”, comenta.

Antes de todos os competidores chegarem e os cruzamentos de jogos serem estabelecidos, as mesas estavam liberadas para um certo “aquecimento”. Colegas de colégio em Lajeado, Catarina Bündchen Dambrós, 10 anos, e Isabella Ogliani Almeida, 10 anos, se reconheceram. Sentaram e fizeram um jogo amistoso. “É difícil de encontrar alguém que jogue”, destaca Catarina. “Ainda mais entre meninas. Acho que os meninos sempre foram mais dos jogos”, completa Isabella.

Premiados

Cat. Mirim

1ºlugar – Isabela Klein (CSA/Estrela)
2ºlugar – Allan Lai Assmann (CEAT/Lajeado)
3ºlugar – Rodrigo Schorr (CSA/Estrela)
4º lugar – Kauan Petter (Leo Joas/Estrela)
5ºlugar – Artur Lenhard (CSA/Estrela)

 Cat. Infantil

1ºlugar – Felipe Gael Delazeri (CEAT/Roca Sales)
2ºlugar – Pedro Henrique Sieben (CEAT/Lajeado)
3ºlugar – Felipe Luiz Lenhard (CSA/Estrela)
4ºlugar – Nicolas Zucchi Paiva (Gomes Freire de Andrade/Teutônia)
5ºlugar – Tiago Bruxel Muller (Gomes Freire de Andrade/Teutônia) 

Cat. Juvenil

1ºlugar – Gabriel Costa Henz (Monsenhor Seger/Travesseiro)
2ºlugar – Henrique Nunes Strehl (CML/Estrela)
3ºlugar – Esdras de Lima (CML/Estrela)
4ºlugar – Romeu Lagemann (CML/Estrela)
5ºlugar – Bruno A. Spessato (CEAT/Roca Sales)

 

Acompanhe
nossas
redes sociais