A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vereadores, Ministério Público e Associação de Moradores buscam reverter a decisão da RGE Sul sobre a supressão dos 78 árvores na avenida Alberto Müller, no bairro Alto do Parque, em Lajeado. Conforme ofício encaminhado pela concessionária, o corte será feito de 6 de novembro até 30 de dezembro, para solucionar o problema de contato dos galhos com a rede de energia elétrica.
O serviço atinge a vegetação que fica no canteiro central, desde as proximidades do acesso ao Parque do Imigrante até os arredores da Univates. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Lajeado, Luís Benoit, será emitido um parecer contrário a ação para a RGE encontrar alternativa à decisão. “As árvores estão há mais tempo do que os postes que foram trocados recentemente. Tem situações de árvores danificadas que necessita o corte com o tempo, mas não é este o caso”, especifica.
Benoit argumenta o município ter criado o projeto “Lajeado Mais Verde” que prevê arborização de espaços públicos. A decisão de eliminar os ipês na Alberto Müller vai na contramão da proposta. O assunto chegou ao Poder Legislativo. Na sessão desta terça-feira, 24, o vereador Alex Schmitt criticou a remoção das árvores e foi apoiado por ouros integrantes da câmara.
Confira matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.