A preocupação com a saúde, estética e uma maior consciência sobre a importância da atividade física na qualidade de vida vêm ampliando o número de adeptos ao treinamento esportivo. E em meio a tantas academias sendo abertas oferecendo modalidades diversas de treinamento, as práticas que utilizam o peso do próprio corpo para se exercitar são uma alternativa para o bem-estar e a saúde física em geral. Muitas destas têm sido ofertadas pelas academias, algumas já Hypadas e conhecidas como o Crossfit, o funcional, que também se popularizou, e vemos também o resgate da Calistenia, que surge como uma alternativa inovadora e desafiadora, mas ainda sem um total entendimento do público. Vamos entender os benefícios dessa prática e como ela se insere no universo esportivo contemporâneo?
Pensando nessas modalidades, temos visto algumas que estão começando a ter mais procura, mas com pouco entendimento do que realmente é, neste caso estou falando da tal ‘’Calistenia’’. Ela é uma modalidade de treino onde se utiliza o peso do próprio corpo para se exercitar, uma modalidade praticamente “primitiva”, onde os gestos realizados são totalmente naturais do corpo, e não precisa de muita “firula” para ser benéfica, mas não podemos confundir simplicidade de um exercício com facilidade de realizá-lo. Mesmo assim com um leque gigantesco de variações e níveis de dificuldade, ela engloba desde os níveis mais básicos até os mais avançados, independente do nível de condicionamento de cada pessoa, sempre será possível realizar diversos exercícios dentro dela. Através da Calistenia, podem-se atingir diferentes objetivos, mas a principal é o ganho de força. Outros objetivos como hipertrofia, emagrecimento ou qualquer que envolva algum tipo de condicionamento físico, também são possíveis de se atingir.
Esses objetivos, na verdade, acabam sendo uma consequência natural do treino, que sempre passará por momentos de maior estímulo de força ou de hipertrofia, então as duas frentes acabam se desenvolvendo simultaneamente.
É importante ressaltar que todo e qualquer exercício pode se tornar mais fácil ou mais difícil, e é isso que possibilita que qualquer nível de condicionamento físico possa treinar. Essa grande possibilidade de variar a dificuldade está pautada nos princípios da biomecânica e na análise dos movimentos, pois cada mudança de angulação ou braço de alavanca dentro de um exercício já é capaz de promover mudanças significativas em sua execução. Para cada situação individual existe algum tipo de adaptação que pode ser feita para facilitar a execução de algum movimento.
E aí, gostou de saber mais sobre a Calistenia? Abaixo deixo alguns nomes de exercícios executados: Planche; Muscle Up; Human Flag/Side lever; Front Lever; Back Lever; One Arm Pull Up; Handstand… e muitos outros. Dá um google e veja como essa modalidade é sensacional e todos de qualquer idade podem fazer.