Condições precárias da  ERS-130 preocupam e  geram nova mobilização

CRUZEIRO DO SUL

Condições precárias da ERS-130 preocupam e geram nova mobilização

Tema será pauta de uma reunião em Porto Alegre na sede do Daer, onde cruzeirenses pedem investimentos imediatos

Condições precárias da  ERS-130 preocupam e  geram nova mobilização
Em São Miguel, motoristas convivem com os alagamentos na via. (Foto: Gabriel Santos)
Cruzeiro do Sul

A ERS-130, rodovia estadual que liga São Miguel a Mariente, entre Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, é alvo de preocupação constante por parte dos moradores e políticos locais devido às suas condições precárias. Mais recente, a notícia de que o governo do estado não incluiu a pavimentação da estrada em seu plano de investimentos para 2023 gerou descontentamento entre a comunidade.

Após o anúncio e a não inclusão da rodovia num plano que prevê investimentos de R$ 796 milhões, moradores às margens da ERS-130 e a classe política voltaram a se mobilizar, marcando uma reunião com representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para a próxima semana. O objetivo é sensibilizar as autoridades sobre a urgência de melhorias na rodovia.

A vereadora Daiani Maria (MDB), presidente da câmara municipal, é uma das intermediadoras da agenda em Porto Alegre. Em entrevista a Rádio A Hora, no programa Vale em Pauta, expressou o descontentamento com a exclusão da rodovia dos investimentos. “Não podemos aceitar que nosso município fique de fora do mapa de investimentos. São anos de reivindicação. E agora a rodovia está intransitável. Parece que o estado não olha para Cruzeiro do Sul”.

As condições da ERS-130 são críticas em alguns trechos, com alagamentos após as enchentes, desnivelamentos na pista e problemas nas tubulações. A estrada, que se estende por 14 quilômetros, ainda permanece sem pavimentação, sendo de chão batido em toda a sua extensão. Um dos pontos mais críticos é a interrupção no quilômetro 41, na Ponte do Chafariz, que marca a divisa entre Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.

No início de outubro, os moradores tomaram a iniciativa de protestar na rodovia, exigindo melhorias e investimentos urgentes por parte do DAER. Em resposta, a autarquia anunciou uma recuperação emergencial, com a mobilização de maquinário e início das obras para reconstruir a cabeceira da Ponte do Chafariz, considerada uma das partes mais críticas da estrada.

Apesar dessas ações, a comunidade continua buscando soluções efetivas para os problemas na ERS-130. Uma reunião agendada para a próxima terça-feira, em Porto Alegre, na sede do DAER, será uma oportunidade para vereadores apresentarem ao Estado a necessidade de investimentos contínuos na rodovia. O deputado Edivilson Brum intermediou o encontro.

Necessidade de investimento

A presidente da Câmara, Daiani Maria, planeja utilizar a oportunidade para fazer duras críticas e pedir apoio aos 55 deputados da Assembleia Legislativa, destacando a importância da ERS-130 como uma ligação crucial entre os municípios e como uma via essencial para o escoamento da produção agrícola da região. Além disso, a construção de uma usina hidrelétrica pela Cooperativa Certel, ao lado de Cruzeiro do Sul, reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura da rodovia para acomodar o aumento do tráfego decorrente desse importante empreendimento.

Sobre a 130

A ERS-130, com extensão de 98 quilômetros corta os municípios de Porto Mariante, Montenegro, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Lajeado. Destes, cerca de 70 quilômetros são de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) . Outros 28 quilômetros são de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias.

A última pavimentação realizada no trecho ocorreu em abril de 2016, inaugurada pelo então governador José Ivo Sartori, que entregou três quilômetros na localidade de Bom Fim. A obra na época foi realizada em um convênio entre governo e prefeitura no valor de R$ 1,3 milhão. Destes, R$ 920 mil do Estado e o restante do governo municipal.

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