O livre mercado é um processo de contínua mudança, que gera demandas e oportunidades. O avanço da internet e da presença do consumidor no mundo digital, por exemplo, exigiu que empreendedores movessem seus negócios para plataformas virtuais. Ao observarem essa transformação, os programadores Eduardo Bonfandini e Jânio Lindeman decidiram empreender e, em 2019, fundaram a Azata, empresa localizada em Estrela e especializada no desenvolvimento de lojas virtuais.
Essa jornada, todavia, começou muito antes, no caso de Bonfandini. Aos 13 anos, ele aprendeu a programar sozinho para modificar os jogos de computador que tinha acesso, com o auxílio de um livro copiado da biblioteca da Univates. Porém, apenas aos 24 anos ele ingressou na graduação de Sistemas de Informação. No primeiro dia, curiosamente, reencontrou um amigo da infância que há muito não via: Lindemann.
“Foi uma coincidência muito grande a gente começar na mesma turma e no mesmo dia. No fim, a gente acabou fazendo a faculdade inteira juntos. Quando chegou o momento de começar a empresa, o único que veio à cabeça foi ele”, conta Bonfandini.
Entre a formatura e o início da Azata, uma jornada foi vivida. Bonfandini trabalhou em diversas empresas, em especial para Run More, Na empresa, alcançou um tipo de confiança que o projetou como o precursor do home office na região. Ao lado deles, desenvolveu a primeira loja virtual da marca. Isso o cacifou a atender mais demandas do tipo e o convenceu que era hora de tirar do papel o sonho de empreender.
“Quando o Jânio e eu decidimos que era hora de iniciar a sociedade, apesar de estarmos familiarizados com o home office, nos estabelecemos num cowork em Lajeado para termos rotina, horários e um ponto de referência para o mercado”, explica.
Desde então, o negócio cresceu, agregou novos clientes e mudou de endereço para Estrela. Bonfandini, por sinal, celebra as diversas vezes que recebeu feedbacks de clientes que nunca venderam online e hoje enviam seus produtos para todo o Brasil.
“Hoje, conseguimos trazer as melhores tecnologias a um preço competitivo. Temos essa motivação de fazer com que os nossos clientes do Vale se tornem referência em loja virtual em todo o país”, avalia.
Segundo o empreendedor, o mercado segue repleto de oportunidades e ele acredita que seguirá não apenas contribuindo para o crescimento dos negócios da região, mas colaborando com a compreensão da importância de estar no digital.
“O desafio é produzir conteúdo digital que cative o cliente e convença os empresários que é preciso se reinventar”, conclui Bonfandini, um exemplo de que o livre mercado sempre abre janelas que podem ser aproveitadas por quem quer empreender.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram