Abordar o tema lixo aqui na coluna parece bater sempre na mesma tecla. O fato é que os números dão a dimensão da importância do assunto. Conforme o Panorama de Resíduos Sólidos do Brasil, o país gerou, em 2022, 81,8 milhões de toneladas/ano. Cada brasileiro produziu 381 kg/ano – mais de 1kg de resíduos por dia.
Estamos na semana Lixo Zero, o que pede reflexão sobre como e o que consumimos, geramos e descartamos.
Painel
O Grupo A Hora abre seus canais de comunicação para debater o assunto. Dentro do projeto Viver Cidades, ocorre hoje, às 19h, na Rádio A Hora 102.9, o painel “Lixo zero: desafios e metas”. Transmissão também por live no Facebook @grupoahora.
Programação
Dentro da Semana Lixo Zero, Lajeado promove amanhã, às 19h, a roda de conversa Conceito Lixo Zero: como implementar em casas, empresas e outras instituições. A atividade ocorre às 19h30, no Labilá. Inscrições e outras informações nas redes sociais da Secretaria de Meio Ambiente (@semalajeado). No fim de semana, a Sema promoveu drive thru para entrega de eletrônicos e feirinha sustentável, no Parque Professor Theobaldo Dick (foto).
Sem sacola
Em Estrela, amanhã e sexta-feira serão os Dias D sem Sacola. Haverá entrega de ecobags, no centro, e equipes conversarão com a comunidade no sentido de reduzir o uso de sacolas plásticas.
Terapia
O projeto Patinhas que Cuidam foi ampliado a para Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). Cães do Canil Municipal são adestrados e passam a “visitar” as pessoas em reabilitação atendidas na Adefil. Na foto, a cadela Cléo recebe um abraço.
Este projeto foi lançado em julho, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado. Os cães são adestrados pela empresa contratada Cão Solução, que ensina, em 30 dias, o básico da obediência, como não pular, controlar o latido, aprender comandos de caminhada, sentar, deitar, entre outros.
Agendamento
Escolas, hospitais, instituições e abrigos que tiverem interesse em receber uma visita dos cães terapeutas devem fazer inscrição para apreciação e agendamento na Secretaria do Meio Ambiente (51) 3982-1100.