A habilidade de liderar e diversificar investimentos são características importantes para levar um negócio ao seu pleno potencial. O diretor do Grupo Neumann, Gilmar Neumann, determinou o rumo da empresa dentro deste conceito. Tudo iniciou em 1980, com a serraria aberta pelo pai Ervino e os irmãos Inácio e Renato, no interior de Santa Clara do Sul.
Em 1999, da sociedade entre os irmãos Gilmar e Luciano, surgiu a denominação Neumann Madeireira. Os dois aprimoraram os serviços da serraria do pai, mas o trabalho continuou manual.
“Não tínhamos experiência em gestão, mas encaramos o processo”, lembra Gilmar.
Em 2004, a madeireira foi transferida para a rodovia ERS-415, km 8,5, em Santa Clara do Sul. O negócio atingiu um novo patamar com investimento robusto em máquinas e equipamentos. A madeireira conquistou o mercado da construção civil, com madeiras para chalés, telhados, estruturas para prédios e postes para cercamento de propriedades.
Em 2008, os irmãos Neumann abriram a Neumann Construtora para aproveitar a oportunidade de mercado, construindo lojas e casas. Em 2011, a Neuman inaugurou a loja de materiais de construção, mas a reviravolta ocorreu com a saída do irmão Luciano da empresa. Gilmar assumiu a gestão total vivendo anos desafiadores.
“Foi um período difícil financeiramente e, em 2013, tivemos o ano mais crítico”, relata Gilmar.
O administrador conduz a empresa de volta aos trilhos com a ajuda da equipe e, em 2016, conseguiu revitalizar a madeireira trocando máquinas, inserindo tecnologia e automação num investimento robusto que lhe rendeu o apelido de “Rei da Madeira”. A madeireira continua como braço principal do grupo e atua com pinus, eucalipto e eucalipto vermelho para construção civil e madeira reflorestada.
“Hoje ocupamos um forte espaço dentro da construção civil”, acentua.
Em 2020, a marca inseriu-se no mercado imobiliário, surgindo assim a Neumann Negócios Imobiliários É a parte da empresa especializada em vender e assessorar investidores que buscam os melhores negócios.
“Com isso, fechamos o ciclo que precisávamos para ter a estrutura completa”, salienta Gilmar.
Desde o início, Gilmar acreditou na versão horizontal de liderança e encaixou pessoas estratégicas para funções especiais. “As decisões são tomadas em conjunto”, reflete o empreendedor.
Há três anos, a marca foi repensada e redefinida para Grupo Neumann, mostrando a influência dos quatro segmentos incorporados ao longo da trajetória.
“É preciso seguir em frente”, acentua Gilmar, que acredita numa gestão aberta e motivada a abrir espaço para colaboradores com ideias.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram