Em meio a continuidade da obra no primeiro trecho da BR-386, entre Marques de Souza e Lajeado, a CCR Viasul e o Ministério dos Transportes assinam nesta quarta-feira o contrato à duplicação de 112 quilômetros referente às etapas.
A responsável pelos pedágios não confirma, mas as melhorias ficarão a cargo de um consórcio de empresas, entre as quais está a Novonor, subsidiária da empreiteira Odebrecht. Também faz parte da organização o grupo chinês Power China.
O investimento previsto nas próximas etapas do plano de concessões atinge R$ 1 bilhão. A assinatura da ordem de serviços pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, à duplicação ocorre amanhã, quarta-feira, 25, por meio de transmissão online.
Enquanto isso, o consórcio de empresas prepara o canteiro de obras, em especial na região de Soledade, onde começa a segunda etapa para instalação de novas pistas, em trecho até Fontoura Xavier.
Busca por funcionários
O grupo de empresas contratado para executar as melhorias seleciona funcionários. Estima-se que seja necessário um contingente próximo dos 800 trabalhadores.
Pela agência do Sine de Soledade, são pelo menos 50 postos de trabalho em aberto. As funções vão de ajudante de produção, pedreiro, carpinteiro, operadores de máquinas até motoristas profissionais de caminhão.
De acordo com o coordenador do Sine em Soledade, Everaldo Berlamindo, há bastante concorrência pelas vagas. Nas últimas duas semanas, foram pelo menos 20 trabalhadores já contratados. “Houve até efetivação de contratos antecipados para preparar a obra. Sabemos que serão muitos serviços e, com isso, vão precisar de pessoas.”
Os interessados devem comparecer a agência, na rua Rio Branco, esquina com a Av. Marechal Floriano, Centro de Soledade. O atendimento vai das 8 ao meio dia e na tarde, das 13h às 16h30min. É preciso levar RG e CPF. Mais informações (54) 3381-1569.
Primeiro trecho
Os pouco mais de 20 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado ainda estão em obras. Conforme a CCR Viasul, os períodos de chuva constante ao longo das últimas semanas têm interferido sobre o cronograma.
A expectativa da concessionária da rodovia é entregar a rodovia entre novembro e dezembro deste ano. Pelo contrato, a liberação para trânsito era prevista para junho.
Uma revisão no contrato com a terceirizada Eurovias resultou na interrupção das obras por quase dois meses. Os serviços foram retomados e um novo cronograma precisou ser feito.