Começa neste sábado a 1ª Semana Lixo Zero em Estrela

MEIO AMBIENTE EM PAUTA

Começa neste sábado a 1ª Semana Lixo Zero em Estrela

Programação envolve doação de mudas nativas, caminhada para recolhimento de lixo e conscientização ambiental, além de chipagem de cães e gatos. Programação segue até quinta-feira, 27

Começa neste sábado a 1ª Semana Lixo Zero em Estrela
Embaixadora do Instituto Zero e coordenadora da Sala Verde de Estrela, Luana Hermes (Foto: Rodrigo Gallas)
Estrela

No ano passado foi instituída no calendário de eventos de Estrela a Semana Lixo Zero. A partir deste sábado, 21, o município será palco da 1ª edição de evento para promover a conscientização e reflexão sobre a importância do descarte adequado dos resíduos.

Essa iniciativa, segundo a embaixadora do Instituto Zero e coordenadora da Sala Verde de Estrela, Luana Hermes, tem como objetivo engajar a sociedade a mudar modos de vida e práticas, incentivando os ciclos naturais sustentáveis.

Haverá doações de mudas nativas do viveiro municipal e caminhada para recolhimento de lixo e conscientização ambiental. Além disso, das 9h às 14h será feita a chipagem de cães e gatos em parceria com a Sema. “Esse clip vai garantir uma identificação do animal em caso de perdas, abandonos, castração, medicamentos, dentre outros. Vão ser disponibilizados 80 chips para iniciar os trabalhos”, conta.

Luana relata que durante a programação está previsto um diálogo com a comunidade de como fazer o descarte dos resíduos oriundos das enchentes. Ao longo da semana, até a próxima quinta-feira, 27, diversas atividades estão programas.

Foto: Rodrigo Gallas

Conceito do Lixo Zero

A embaixadora do Instituto Lixo Zero descreve como uma nova forma de olhar para nossos resíduos e se relacionar com eles. “Ter a preocupação com o que eu estou gerando e como estou descartando. Uma forma de dar dignidade para quem está na outra ponta da cadeia trabalhando, seja no aterro sanitário separando os resíduos antes de mandar para o aterramento ou o catador que passa na frente da casa recolhendo.”

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais