Cargos comissionados, botecos e academias

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cargos comissionados, botecos e academias

É um assunto chato. Constrangedor. Mas é preciso alertar os desavisados sobre o uso dos recursos públicos. Eu explico. Não é de hoje que os poderes executivo e legislativo estadual e federal disponibilizam uma interessante gama de cargos comissionados – os famosos CC´s – para operacionalizar a máquina pública, e, por vezes, inflar a folha salarial. Pois bem, e isso não pode ser generalizado, muitos agentes não fazem por merecer a confiança ou os depósitos bancários custeados pelo pagador de impostos. Afinal, não é plausível que determinados CC´s frequentem academias ou botecos durante o horário tradicional de serviço. Não é plausível que certos servidores lotados no governo estadual, por exemplo, permaneçam em suas cidades de origem sem qualquer preocupação com horários, metas e/ou entrega de resultados. Ora, com tantas mazelas no dia a dia do contribuinte, não é aceitável gastar o nosso suado dinheiro com esses viventes. Vamos acordar!

“É preciso falar de gente, falar da realidade”

Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI) no Rio Grande do Sul, Juliano Colombo concedeu uma incomodativa e intrigante entrevista ao programa Frente e Verso. Formado em Ciências Contábeis, com Especialização em Gestão Empresarial, MBA em Marketing Estratégico, e outro MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, o experiente representante do SESI faz um alerta para a sociedade contemporânea: é preciso debater melhor a realidade. Segundo ele, e isso não é uma crítica generalizada, há muita energia depositada em debates sobre “inovação” e outros conceitos. Outra vez. Não é uma crítica generalizada. Afinal, são muitos os personagens e os exemplos de superação e desenvolvimento neste recente enredo alimentado pela tal “inovação”. Mas, e nisso ele está corretíssimo, muitos debates se distanciam da realidade e por consequência nos afastam das soluções para os problemas mais impactantes ao nosso cotidiano. E uma dessas problemáticas é a forma como o Brasil desperdiça o “bônus demográfico” por meio de um modelo nacional que permitiu o envelhecimento da população muito antes do enriquecimento da nação.

Olhar do Lucas

O nosso peregrino de todas as sextas-feiras palmilhou pelo interior de Forquetinha, mais precisamente em Linha São Vitor. “No topo do morro, com um mosaico de cidades vizinhas ao fundo”, salienta.

Poderes, influências e limitações

Não é uma defesa. E muito menos um ataque. Acima de tudo, é um alerta para que o Vale do Taquari não queime de forma precipitada um dos poucos agentes públicos com capacidade – e boa articulação – para aproximar a região da distante e por vezes “inacessível” Brasília. Emanuel Hassen de Jesus, o popular Maneco (PT), tem se dedicado de forma incansável para criar um elo contínuo entre os municípios, o estado e o governo federal, e desta forma mitigar os efeitos da tragédia de setembro. Mas ele tem suas limitações e é preciso respeitar e entender tal realidade. Ora, ele não é um ministro. Por óbvio, toda a conta e toda a bronca pelo atraso nas contratualizações com o BNDES, por exemplo, não podem recair sobre as costas do Secretário de Comunicação Institucional da Secom. Como diz o alemão: “langsam, langsam”.

TIRO CURTO

  • Guilherme Kuhn deve ser o próximo presidente do Clube Tiro e Caça de Lajeado. Por ora, só há uma chapa inscrita para o processo eleitoral da entidade.
  • A lajeadense Gabriela Munhoz assume a diretoria artística do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
  • A câmara de Imigrante vai receber até segunda-feira, dia 23, as propostas das empresas interessadas em realizar a reforma do prédio do Legislativo. E em virtude das reformas, houve mudança de endereço temporário para a Av. Dr. Ito João Snell, nº 1185, no centro da cidade.
  • Bom Retiro do Sul vai sediar Curso Internacional de Busca e Salvamento em Cheias Urbanas. O evento é uma parceria entre Executivo e Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio (Asgresci), e será realizado de 27 a 29 de novembro.
  • Já em Colinas, equipes da saúde, bombeiros voluntários, assistência social, CRAS, integrantes do Conselho da Saúde e da Emater – além de profissionais da educação – iniciaram na segunda-feira um treinamento com o “Médicos Sem Fronteira”. O objetivo é qualificar as equipes para enfrentar desafios emergenciais de forma mais eficaz.
  • A Cacis de Estrela agendou para a próxima terça-feira o lançamento da campanha Estrela Premiada. O encontro inicia às 7h30min, na nova sede da entidade, na Rua Fernando Abott.
  • A câmara de Arroio do Meio protelou a votação do projeto de lei que autoriza financiamento de R$ 8 milhões para a compra dos terrenos necessários à construção de casas populares. A proposta foi protocolada em “regime de urgência” no dia três de outubro, há mais de duas semanas. Sobre isso, os parlamentares agendaram uma reunião para segunda-feira. O objetivo é debater a matéria com a presença do prefeito, Danilo Bruxel (PP).
  • Também em Arroio do Meio, o vereador Rodrigo Kreutz (MDB) pediu vistas ao projeto que autoriza a desafetação de uma área de terras para a edificação das novas sedes da Brigada Miliar e da Polícia Civil, ambas afetadas pela enchente histórica.
  • Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB) foi convidado para ser um dos painelistas do debate “Realidade das Mudanças Climáticas”, agendado para os dias 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre. O evento é organizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.
  • Também em Encantado, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) vai realizar o Concerto Solidário na cidade. O evento ocorre na próxima sexta-feira, às 20h, na Igreja Matriz São Pedro. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível. E as doações serão encaminhadas aos impactados.
  • A Federação Israelita do Rio Grande do Sul encaminhou doação de 45 fogões e 45 geladeiras ao município de Encantado. O material foi entregue ao poder público e será repassado às famílias atingidas pela histórica enchente de setembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais