Duas décadas atrás, a Comunidade Evangélica de Roca Sales organizava a 1ª Oktoberfest do Vale do Taquari. A programação contemplava diversos shows e bailes. Naquela primeira edição, mais de 8,5 mil pessoas compareceram ao evento.
A ideia de organizar a festa de tradição germânica veio da Comunidade Evangélica, já que a maioria dos membros era de origem alemã. Por muitos anos, foi realizada com a finalidade de angariar recursos para a igreja e a escola ao lado (hoje, parte da rede Ceat Região Alta).
As primeiras soberanas da Oktoberfest foram escolhidas em 2004. Leocardia Luciana Stapenhorst foi eleita rainha, e Joice Cristina Klein e Josiane Bruski ficaram princesas. O nome do evento foi alterado a partir de 2005, sendo nomeado Oktober Freund Fest, em homenagem aos 50 anos de Roca Sales.
A tradicional programação ocorreu até 2019, quando foi interrompida pela pandemia de Covid-19. No ano passado, foi realizada a 15ª edição, de retomada. Para este ano, o evento foi cancelado.
União no Inter de Conservas
Há 20 anos, a comunidade organizava um mutirão para recuperar o complexo esportivo do Internacional do bairro Conservas. A parceria envolvia o município e cerca de 20 jovens da localidade.
A prefeitura disponibilizou máquinas e materiais e os moradores ajudaram com a mão-de-obra. Além da limpeza, os voluntários fizeram reparos no vestiário e no banheiro.
O campo do Inter de Conservas ainda existe. A equipe foi campeã municipal em 2016.
Castelinho era destaque no país
O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco de Lajeado, o Castelinho, recebia o primeiro lugar na Feira Nacional de Ciências, realizada no Paraná. Para representar o Castelinho, foram enviados os professores Milton Feisler, de biologia e química, e Osvaldo Bahlen, de Física, além dos estudantes Arthur Zanotelli, João Klein e Luiz Hélio da Silveira.
Ao todo, 150 colégios participaram da feira e o Castelinho conquistou o 1º lugar entre os 2 mil expositores na área da biologia, por meio de um trabalho de mumificação de animais, como cachorro, gata, galo, sapo, traíra e jundiá. A Feira era organizada desde 1969 e envolvia escolas de todo o Brasil.
10 anos do colégio Mário Quintana de Encantado
O ano era 1993. Alunos de Encantado precisavam deixar a cidade todos os dias para estudar. Preocupados com a segurança dos jovens, a comunidade se reuniu no intuito de instalar uma escola comunitária na cidade.
Uma pesquisa foi feita para definir o local do novo educandário e ficou determinado que a escola seria instalada na estrutura do antigo Clube Recreativo Encantado, na rua Padre Anchieta. A professora Insi Fornari foi designada para assumir a direção do novo colégio, a partir de outubro de 1993.
A escola só foi inaugurada e passou a receber alunos em fevereiro de 1994, com 85 estudantes matriculados da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental.
O nome de Mário Quintana só foi escolhido em 1997, a partir de um concurso envolvendo toda a comunidade escolar. Há 20 anos, os professores e funcionários comemoraram os 10 anos da escola em um jantar baile no Clube Comercial de Encantado. Hoje, a escola é conhecida como Colégio Cenecista Mário Quintana e continua no mesmo local.
Hoje é
- Dia Mundial da Estatística
- Dia Mundial de Combate ao Bullying
- Dia Mundial da Osteoporose
- Dia do Arquivista
- Dia do Poeta
- Dia do Maquinista
Santo do dia: Santa Maria Bertila Boscardin