Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza nesta sexta-feira, 20, uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado em 21 de outubro.
Ação começa às 9h e segue até as 15h30min, em frente ao acesso ao Hospital Bruno Born da rua Júlio de Castilhos. Ação tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção da doença com distribuição de folhetos informativos e realizar testagem rápida para identificação de Sífilis, HIV e Hepatites B e C.
Conforme a enfermeira do SAE, Candida Mabel Câmara de Paoli, a sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, curável, de evolução crônica causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases e, caso não seja tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis.
A enfermeira explica que essa ação visa não apenas identificar casos precocemente, mas também promover a educação sobre a sífilis e incentivar a população a buscar testes regulares para controlar a disseminação da doença.
Em caso de chuva a ação será cancelada.