É triste ver que nenhuma escola gaúcha está entre as 50 melhores do Brasil no resultado do Enem de 2022. A educação foi por muito tempo motivo de orgulho para os gaúchos. Hoje, perdemos para escolas do Piauí, estado economicamente menor do que o nosso, e sempre motivo de chacota em outros índices de desenvolvimento.
Nos orgulhamos com o resultado do CEAT, a melhor do sul do país, mas é pouco para o estado que quer ser protagonista. Os números mostram a necessidade de investir mais na educação no Rio Grande do Sul e buscar melhorias para que o estado possa competir com escolas de outras regiões do país. Repensar nossos conceitos e promover mudanças profundas na educação para que o RS possa recuperar seu lugar entre os melhores do Brasil é compromisso de governos e da sociedade.
Apelo por ajuda
Após um esforço conjunto que envolveu prefeituras e voluntários, a cidade de Roca Sales enfrenta um novo desafio. O município, um dos que mais sofreu com a cheia do Rio Taquari, ainda precisa de ajuda. Após o período de inundação, um esforço foi feito para minimizar os estragos e prestar assistência às famílias afetadas. Prefeituras vizinhas e inúmeros voluntários se uniram em um mutirão solidário para resgatar pessoas, oferecer abrigo temporário e fornecer suprimentos essenciais. Contudo, com o passar do tempo, o apoio inicial parece ter diminuído, deixando Roca Sales em uma posição de vulnerabilidade. As lideranças locais estão apelando por ajuda. Ainda há muito por fazer na cidade.
Apoio dos colegas
No último domingo, a comunidade de Arroio Grande, interior de Arroio do Meio, foi palco de um evento para celebrar os seus 150 anos de história. O lançamento do livro da professora Eluise Hammes, trouxe à tona lembranças do passado. Embora o evento tenha sido planejado para se manter apolítico, dos representantes do governo local apenas o prefeito e a secretária de educação compareceram ao evento. Mas integrantes das gestões passadas, comandas pelo MDB, compareceram em peso. Eluise ocupou o cargo de vice-prefeita e secretária de educação e deixou uma marca de prestígio entre os ex-colegas.
Atenção pais
Lajeado enfrenta um desafio no que diz respeito à vacinação contra a poliomielite em crianças de até um ano. Os dados recentes revelam que a cidade atingiu apenas 63% de cobertura vacinal, bem aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Os números em outras cidades também são baixos. Esse cenário coloca a região em um índice bastante abaixo do recomendado pelas autoridades de saúde.
Motoristas, cuidado
O Diário Oficial da União publicou a derrubada dos vetos à lei que trata do exame toxicológico para condutores de caminhões, carretas, vans e ônibus que não tenham realizado o exame periódico. A medida já está em vigor, sendo considerada infração gravíssima, acarretando sete pontos na CNH.
Inovação
Lajeadense Elias de Vargas vem palestrando em eventos de inovação pelo Brasil. O último foi no Rio Innovation Week. Na semana que vem o publicitário estará em Brasília no Sincofarma Summit. Vai falar sobre o tema inovação digital, transformando negócios.