A história por trás do cartão-postal de Venâncio Aires

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

A história por trás do cartão-postal de Venâncio Aires

Vale do Taquari

A visita pela Capital Nacional do Chimarrão fica incompleta sem passar pela Igreja São Sebastião Mártir. Na área central, o templo religioso se tornou tesouro arquitetônico e um dos principais pontos de encontro de Venâncio Aires.

A história do destino religioso e turístico remonta o começo do século passado e se entrelaça com a criação do que hoje é o centro da cidade.

O que torna essa narrativa mais especial é o gesto de generosidade de Brígida Joaquina do Nascimento. Ela doou 10 mil braças quadradas de terras para a construção do templo religioso como cumprimento de promessa após os filhos retornarem da Revolução Farroupilha.

Igreja e praça da matriz formam um único destino muito frequentado pelos moradores e turistas que passam por Venâncio Aires

São Sebastião Mártir foi o padroeiro escolhido pois era o santo a quem Brígida recorreu quando os filhos rumaram para a guerra.

Uma pequena capela foi erguida na época. A construção da majestosa igreja, como a conhecemos hoje, começou em 1929 e levou quase três décadas para ser concluída, em 1956.

Com seu estilo neogótico, ganhou status de cartão-postal da cidade. É a segunda maior com essas características da América Latina. Para além da arquitetura, se destaca pela localização de frente à Praça Thomaz Pereira.

Igreja está aberta para visitação diariamente. O acesso ao templo é gratuito

Sem muros ou portões que a separem, os dois pontos turísticos fundem-se perfeitamente, criando um espaço de lazer acolhedor para moradores e turistas. Bancos convidativos, uma área arborizada e até mesmo um charmoso chafariz fazem deste local um destino popular para relaxar e apreciar a atmosfera serena.

A Igreja São Sebastião Mártir está aberta diariamente, das 8h às 18h. A visitação é totalmente gratuita.

Toque Café é novidade culinária em Lajeado

A mais nova opção gastronômica de Lajeado abriu as portas, neste fim de semana, junto à Floricultura Toque Especial, no bairro Conventos, em Lajeado. A Toque Café está localizada na BR 386, número 7.920. Surgiu como uma ideia de “café em meio às flores”, pois está anexa dentro da floricultura.
Tem cardápio com doces, salgados, cafés e almoços com pratos feitos. Destaque do empreendimento são os ambientes floridos e bem decorados. Também há um garden onde são serviços tábuas de frios acompanhados de vinhos ou espumantes da casa Perini. Atendimento de terças a sábados, das 9h às 19h. No domingo abre das 11h30min às 19h.

Repost do leitor – @jrchepaa

O Júnior Chepa visitou os pés da cascata no Cânion Perau do Facão, em Arvorezinha. Este é um dos destinos naturais mais belos do Vale do Taquari.

Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!

Acompanhe
nossas
redes sociais