Padaria Bruxel reforça a importância de mudar estratégia de gestão para vencer etapas

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Padaria Bruxel reforça a importância de mudar estratégia de gestão para vencer etapas

Empresa foi fundada na casa da família, em 1994, e recebeu impulso após consultoria estratégica de gestão

Padaria Bruxel reforça a importância de mudar estratégia de gestão para vencer etapas
Luiz abriu a padaria dois dias após a grande enchente de setembro. (Foto: Andreia Rabaiolli)

A criatividade ao elaborar produtos e a gestão estratégica determinam a jornada de sucesso de um negócio. A partir deste contexto, a Padaria Bruxel surge em uma iniciativa familiar. O empreendimento foi criado em 1994, na casa dos Bruxel, no bairro Cristo Rei, em Estrela. “Minha mãe Célia possuía um forno de pão e meus irmãos Marco e Henrique tiveram a ideia de vender o produto na vizinhança”, explica o sócio-diretor, Luiz Ângelo Bruxel.  

Em 1997, o negócio se transferiu para a Rua Coronel Müssnich, no Centro, com uma variedade maior de pães, cucas e bolos. “Os pães eram feitos no forno de brasa”, salienta Luiz.

Em 2000, a padaria se instalou em um novo prédio na mesma rua. O local virou referência em produtos de confeitaria e começou a entregar lanches para escolas, prefeituras e encomendas para entidades. Em 2006, Luiz deixou a área da Educação Física e passou a fazer parte do negócio. De acordo com Luiz, em 2008, a família buscou a assessoria estratégica do Sebrae para planejar o direcionamento da panificadora. “A partir disso, aperfeiçoamos a gestão, o leiaute e o fluxo financeiro”, avalia.  

As parcerias com organizações e eventos fortaleceram o negócio. No Festival do Chucrute, o movimento aumenta porque a equipe é responsável por servir o café colonial nos domingos de evento. “Em um café colonial, oferecemos 25 itens, em média”, observa Luiz. 

A diversidade dos produtos permite a Bruxel atuar em cinco tipos de serviços gastronômicos: café da manhã, almoço, café colonial da tarde, atendimento às entidades e entrega de lanches especiais para empresas e eventos. “Temos desde o pastel ao pão de milho. Nosso croissant é muito solicitado”, sorri o empreendedor

Luiz recorda que em 2020, o empreendimento enfrentou o desafio da pandemia. Os eventos cessaram. “Não estávamos preparados para a redução do faturamento”, observa. O momento exigiu a preparação do negócio para uma gestão financeira mais eficaz dentro da nova realidade.

Em 2023, a enchente de setembro invadiu a padaria e a água danificou móveis e máquinas. “Emocionalmente, foi um período difícil. Nossos funcionários ainda estão impactados”, comenta Luiz.  A empresa contou com a colaboração de 15 pessoas para retirar o lodo do ambiente. 

A ação rápida permitiu que a padaria abrisse dois dias após a enxurrada. O ciclone acelerou uma reestruturação. “Em novembro, a Bruxel abrirá com novos equipamentos e ambiente remodelado”, avisa o empresário. A panificadora entendeu que a velocidade de resposta após uma adversidade é a melhor estratégia para revitalizar o negócio e se manter forte no mercado.

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