A nobre área entre a Av. Senador Alberto Pasqualini e a Rua Coelho Neto, no bairro São Cristóvão, atraiu dezenas ou centenas de empreendedores. Com a recente urbanização da antiga área da Souza Cruz, especialmente com a abertura da Av. Piraí, a principal cidade do Vale do Taquari ganhou um novo centro comercial e isso é um ponto a ser celebrado. Porém, e assim como culturalmente já ocorre em outros centros comerciais de Lajeado, o pleno desenvolvimento sempre gera novos e importantes desafios. No caso da Av. Piraí, e diante do iminente e necessário crescimento e expansão dos espaços residenciais e comerciais, a missão de agentes públicos e privados é amenizar os problemas de mobilidade urbana já identificados naquele entorno.
Além de uma solução aos confusos – e lentos – entroncamentos da Av. Piraí com a Alberto Pasqualini e com as ruas Coelho Neto e Guanabara, muitos moradores, trabalhadores e empreendedores daquela região observam para as poucas vagas de estacionamento. Há quem defenda, inclusive, a implantação do estacionamento rotativo com a presença de funcionários da Stacione e/ou uso de parquímetros em pontos estratégicos. E há quem perceba novas oportunidades de negócios em meio à problemática em debate. Afinal, a instalação de espaços privados para a guarda de veículos é um modelo de negócio já consolidado. Fato é que algo precisa ser feito para evitar ruídos no atraente e novo centro comercial de Lajeado. E precisa ser um trabalho coletivo.
Iluminação inteligente e o TCE
A Parceria Público-Privada (PPP) para implantar a chamada “iluminação pública inteligente” em Lajeado foi questionado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o trabalho de adequação ainda não foi finalizado pelo Executivo municipal. A expectativa é republicar o edital de licitação nos próximos dias, com a abertura dos envelopes agendada para dezembro. E a assinatura de contrato deve ficar para o próximo ano.
Paralelo a isso, o presidente do TCE, conselheiro Alexandre Postal, recebeu em audiência na manhã de quarta-feira o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, além de Leonardo Busatto, diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Durante a reunião, Pozzobom entregou cópia do processo da PPP que o município adotará para realizar o serviço de iluminação pública. O objetivo é lançar a licitação ainda este ano, em solenidade na B3 – a Bolsa de Valores de São Paulo.
CPI avança em Teutônia
Hoje será ouvida a última testemunha na Comissão Parlamentar Processante instaurada em Teutônia para verificar diárias do vereador Claudiomir de Souza (União Brasil). Em resumo, os vereadores investigam a denúncia feita pelo vereador Diego Tenn Pass (PDT), em 2021, sobre suposta fraude nos comprovantes apresentados pelo colega. Aliás, Souza também pode ser ouvido nesta terça-feira.
Riscos e chuvas constantes
Não é errado afirmar que o Vale do Taquari já sofreu com quatro enchentes em 2023. Afinal, o rio Taquari ultrapassou outra vez a cota de inundação em diversos pontos da região na madrugada da última sexta-feira. Diante da possibilidade de novas inundações a qualquer momento, e ainda mais com o trauma gerado pela catástrofe registrada entre os dias 4 e 5 de setembro passado, as administrações municipais precisam apresentar logo os novos e concretos planos de contingência e de suporte às equipes locais de Defesa Civil. E por ora não verificamos debates mais construtivos sobre o tema nos plenários das câmaras de vereadores e entidades civis organizadas. Tudo bem que a preocupação maior é com a reconstrução social e econômica. Mas a impressão é de que muitos agentes políticos municipais aguardam por ações milagrosas por parte de outros entes públicos. Como se a responsabilidade fosse toda de terceiros. E não é bem assim.
TIRO CURTO
- O PT de Encantado trabalha de forma intensa para angariar novos – e velhos – nomes ao partido. A formatação da nominata para vereadores promete surpreender os eleitores locais. De acordo com líderes da sigla, a retomada do poder em âmbito federal contribui e muito para a retomada.
- Ainda sobre o PT de Encantado, o ex-vereador e presidente do Codevat, Luciano Moresco, é o nome preferido e indicado para concorrer a prefeito em 2024. Sobre o fato, Moresco é prudente e relata a necessidade de iniciar contatos com líderes comunitários e partidários, para identificar “convergências e divergências”.
- O eleitor encantadense também imagina outros pré-candidatos a prefeito. Além do atual gestor, Jonas Calvi, que será o nome do PSDB, são lembrados Agostinho “Baixinho” Orsolin e Andressa de Souza, pelo MDB, e Paulo Costi, Enoir Cardoso e Marino Deves pelo PP.
- Senador pelo Republicanos e ex-vice presidente da República, Hamilton Mourão visita a cidade de Encantado na próxima sexta-feira. A reunião com líderes regionais e imprensa ocorre às 9h30min, no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti.
- Prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider (MDB) está em Brasília para participar da audiência pública sobre enchentes, agendada para as 10h de hoje, na câmara dos deputados. Outros prefeitos e vereadores do Vale do Taquari acompanham o encontro. Já na quinta-feira, Schneider comanda reunião da Amvat na abertura da ExpoFaz, em Fazenda Vilanova. Na pauta, o Plano da Bacia Taquari/Antas, com a presença de Júlio Salecker.
- Em Arroio do Meio, a provável candidatura de Danilo Bruxel (PP) à reeleição não é uma certeza entre alguns vereadores Progressistas. Mas é uma tendência natural e esse movimento deve se confirmar nos próximos meses. Da mesma forma, o MDB deve confirmar o ex-prefeito Sidnei Eckert como o candidato na majoritária.
- Também em Arroio do Meio, o PL concentra forças em André Vianini, Lúcia Horn, Jorge Weizzemann, Carlos Hass e, claro, Evinho. Já o PT se estrutura sob a batuta de Ernani Graff, Eluise Hammes, Carla Schroeder e Paulo Grassi.
- Já em Teutônia, a principal dúvida é o futuro da dobradinha vencedora do pleito municipal de 2020. Afinal, a vice-prefeita Aline Kohl (PL) permanece ao lado de Celso Forneck (PDT), ou ela vai embarcar no otimismo de terceiros e buscar um voo solo em 2024? Aguardemos!