Novo projeto de lei busca agilizar obras de alargamento de avenidas em Lajeado 

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Novo projeto de lei busca agilizar obras de alargamento de avenidas em Lajeado 

Chamado de “Transferência do Direito de Construir" deve ir para análise da câmara de vereadores nesta semana. Avanços no processo de mudança do prédio da Daer também foi tópico abordado

Novo projeto de lei busca agilizar obras de alargamento de avenidas em Lajeado 
Pasqualini foi alargada no São Cristóvão em agosto de 2023 (Foto: Henrique Pedersini)

O governo municipal investe na execução de parcerias público-privadas, aquisição de áreas subaproveitadas, venda de imóveis e permutas com munícipes ou com o Estado para a realização de obras em Lajeado. Diversos projetos estão com discussões e tratativas em andamento.

Um dos destaques é o novo Projeto de Lei “Transferência do Direito de Construir”. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, Marcelo Caumo destacou que a PL vem como incentivo para as obras de alargamento previstas para a Avenida Benjamin Constant, na região próxima a rodoviária, e Av. Senador Alberto Pasqualini em direção à Univates.

Caumo explica que a PL incentiva o proprietário a destinar a faixa necessária para as obras. Em troca, o morador pode escolher entre a aplicação desses índices no próprio terreno, acrescido da isenção de IPTU do local por cinco anos, ou pode vender às construtoras os índices correspondentes à faixa necessária. O projeto deve ir para a câmara de vereadores nesta semana, afirma o prefeito.

Prefeito Marcelo Caumo (e) em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Maira Schneider)

Outro tópico abordado foi a retomada das discussões da mudança do prédio do Daer. Inicialmente avaliado em R$ 15 milhoẽs, agora, após a atualização da avaliação subiu o valor para R$ 18 milhões. “O município não pretende receber financeiramente pela venda, mas sim deseja que o valor seja revertido em obras públicas por quem adquirir a área”, reforça.

A conclusão do projeto do Parque Linear e o andamento das construções, alargamento na ERS-130, conclusão do prédio do INSS e a construção de um ginásio no Florestal também foram tópicos abordados.

Veja entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais