O governo municipal investe na execução de parcerias público-privadas, aquisição de áreas subaproveitadas, venda de imóveis e permutas com munícipes ou com o Estado para a realização de obras em Lajeado. Diversos projetos estão com discussões e tratativas em andamento.
Um dos destaques é o novo Projeto de Lei “Transferência do Direito de Construir”. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, Marcelo Caumo destacou que a PL vem como incentivo para as obras de alargamento previstas para a Avenida Benjamin Constant, na região próxima a rodoviária, e Av. Senador Alberto Pasqualini em direção à Univates.
Caumo explica que a PL incentiva o proprietário a destinar a faixa necessária para as obras. Em troca, o morador pode escolher entre a aplicação desses índices no próprio terreno, acrescido da isenção de IPTU do local por cinco anos, ou pode vender às construtoras os índices correspondentes à faixa necessária. O projeto deve ir para a câmara de vereadores nesta semana, afirma o prefeito.
Outro tópico abordado foi a retomada das discussões da mudança do prédio do Daer. Inicialmente avaliado em R$ 15 milhoẽs, agora, após a atualização da avaliação subiu o valor para R$ 18 milhões. “O município não pretende receber financeiramente pela venda, mas sim deseja que o valor seja revertido em obras públicas por quem adquirir a área”, reforça.
A conclusão do projeto do Parque Linear e o andamento das construções, alargamento na ERS-130, conclusão do prédio do INSS e a construção de um ginásio no Florestal também foram tópicos abordados.
Veja entrevista na íntegra