A caminho de Israel, grupo  desiste de viagem

VALE DO TAQUARI

A caminho de Israel, grupo desiste de viagem

Horas antes de embarcarem, 16 turistas da região souberam de início da guerra. Passagens foram reembolsadas e o passeio deve ocorrer em outra data, quando o conflito acabar. Acil ainda não definiu se seguirá com o cronograma para janeiro do próximo ano

A caminho de Israel, grupo  desiste de viagem
Dentro do ônibus que daria início à viagem para Israel, o grupo de turistas decidiu desistir da excursão. (foto: divulgação)

Devido à guerra em Israel, viagens turísticas para o país foram canceladas. No Brasil, o conflito ganhou destaque no sábado, 7. Na mesma manhã, um grupo de 16 pessoas do Vale estava em um ônibus pronto para seguir ao aeroporto de Porto Alegre, onde pegariam o voo com destino ao Oriente Médio.

“Eu tinha marcado para sairmos às 10h30min. Eram 9h quando comecei a receber ligações de clientes e fornecedores, e aí soube o que estava acontecendo”, lembra a proprietária da agência Free Turismo, Vera Lúcia Riediger, organizadora da viagem. Os turistas estavam prontos para a partida, com malas feitas, mas decidiram desistir do passeio.

Entre eles estava Vilmar Zanotto, que desde janeiro planejava a viagem com a esposa. A expectativa do casal cristão em conhecer a Terra Santa era grande. “No momento, não pensamos em voltar para lá, remarcar a viagem. Apesar de termos muita vontade, não queremos arriscar”, ressalta.

Conforme Vera, apenas duas pessoas estavam dispostas a seguir com a viagem. “Eu disse que me parecia que aquele problema era maior do que os outros que costumam ocorrer. E, por fim, todos concordamos em não ir”, conta. A agente de viagens esteve no país em 2012 e afirma que eram normais pequenos conflitos, especialmente na Faixa de Gaza, mas nada que interrompesse o turismo.

A companhia aérea reembolsou o valor das passagens e, a princípio, a viagem será feita em outro momento, depois que a guerra acabar. “Israel é um destino muito procurado. É um país incrível, com uma história muito rica. Tanto que eu já tinha outro grupo marcado para ir para lá”, ressalta.

Missão da Acil

Em janeiro de 2024, um grupo de empresários da Acil tem programada uma viagem para Israel. Segundo Vera, que coordena as atividades, ainda não se sabe se a data será remarcada ou se o grupo escolherá outro destino. Definições devem ser feitas na próxima semana.

Outras agências

Na RS Turismo, não havia planejamento de uma nova viagem para Israel. A última ocorreu antes da pandemia. A Brasil Viagens e Turismo tinha uma viagem marcada para março de 2024, que foi cancelada. No momento, não há nenhum passageiro da agência no país. A agência Ano Três projeta uma excursão para Israel em novembro de 2024.

Acompanhe
nossas
redes sociais