Fiéis celebram dia de Nossa Senhora Aparecida em procissão

LAJEADO

Fiéis celebram dia de Nossa Senhora Aparecida em procissão

Caminhada luminosa ocorreu na noite de terça-feira, 10, até a Comunidade Católica do bairro Montanha

Fiéis celebram dia de Nossa Senhora Aparecida em procissão
Procissão saiu do Posto de Saúde até a capela da comunidade, em uma caminhada com velas. (foto: Bibiana Faleiro)

Uma caminhada com velas, orações e música marcou o início das celebrações para o dia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montanha. Na noite de terça-feira, 10, a comunidade se reuniu em procissão, que seguiu desde o Posto de Saúde do bairro até a capela de Nossa Senhora Aparecida.

O dia de homenagens à santa é celebrado nesta quinta-feira, 12, feriado nacional. Nossa Senhora Aparecida é também a padroeira do Brasil. Na comunidade católica do bairro Montanha, as comemorações seguiram na noite de quarta-feira, com missa. Hoje, às 19h, a capela também recebe os fiéis para uma missa.

De acordo com o diácono da comunidade, Luiz Frassetto, uma festa está programada para novembro, com almoço e baile. Ele diz perceber um crescimento nas celebrações.

“Em 1990, eu até fazia parte da diretoria e iniciamos a festa de Nossa Senhora Aparecida no estilo piquenique, com um pequeno grupo, e hoje temos uma das mais tradicionais festas de Lajeado”.

Velas pelo caminho

O diácono ainda destaca que a procissão luminosa já ocorreu no ano passado, e a ideia é continuar com a tradição, que leva crianças, jovens, adultos e idosos às ruas. Frassetto diz que a data é comemorada desta forma com o sentido de levar à comunidade a devoção à padroeira.

Já a vela, significa a presença de Deus. “Desde quando fomos batizados a gente recebeu uma vela acessa, nossos padrinhos, nossos pais, porque a luz representa, para nós, cristãos, realmente Deus”, reforça.

65 anos de história

A história da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida iniciou em 1958, ainda quando o bairro ficava em uma zona rural. Na localidade, um pequeno grupo se reunia em casas de famílias e, mais tarde, em uma pequena capela que foi substituída pela atual, na rua Irmando Weissheimer.

O diácono diz que, naquela época, o bairro Montanha era o Olarias, por isso, era organizada a festa de São José Operário. Segundo ele, a padroeira, no entanto, já era Nossa Senhora Aparecida. “Quando houve o desmembramento no bairro Olarias, levaram São José Operário para o seu bairro. Então, a partir de 1990, a comunidade resolveu começar a fazer a festa da padroeira”, conta Frassetto.

Por tradição, a festa era sempre celebrada no domingo anterior ou posterior ao dia 12 de outubro. Neste ano, devido às enchentes, foi transferida e esta semana ficou dedicada às orações.

Nossa Senhora

Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida marca a festa dedicada à padroeira. Nossa Senhora é venerada desde o século XVIII e leva milhares de devotos todos os anos à cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba paulista.

A santa representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, em São Paulo.

O que se conta é que, naquela época, a pesca não estava produtiva e, ao puxar a rede, os pescadores se depararam com uma imagem do corpo da santa. No segundo arremesso da rede, veio a cabeça. Segundo a história, a santa ficou no barco e, a partir disso, começaram a pescar um grande volume de peixes.

Acompanhe
nossas
redes sociais