Com maior circulação de pessoas nas ruas e vendedores empolgados, o comércio começa a se estruturar para as vendas da reta final do ano. Esta semana, o Dia das Crianças foi um dos impulsos ao setor. Em novembro, é a vez do pagamento da primeira parcela do 13º e da “Black Friday”. O cenário é de confiança entre os lojistas.
Os gaúchos devem gastar, em média, R$ 210 nos presentes para os pequenos, o que representa 9% a mais do que em 2022. Em Arroio do Meio, a expectativa é de um aumento de 5% nas vendas. Itens como roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos e jogos educativos são os mais procurados.
A boa perspectiva é percebida também na região alta do Vale. A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL) de Encantado, Luciana Hollmann, acredita que a redução dos índices inflacionários e a melhoria dos indicadores de empregabilidade são fatores que contribuem para uma boa projeção. Na reta final de 2023, Encantado pretende vender 15% a mais do que no último ano.
Black Friday
Passado o Dia das Crianças, o foco é outro. Tradicional dia de liquidações, a Black Friday também exige organização dos comerciantes. “A data não se restringe à última sexta de novembro. E, com um bom planejamento de vendas, pode ajudar a alcançar bons resultados por um período maior no fim de ano”, ressalta Luciana.
Ela aponta que fazer ações para atrair clientes para a loja e oferecer promoções ou cupons de desconto especiais para o Natal e as festas de confraternização. “As vendas na Black Friday 2022 cresceram 5,5% em relação ao mesmo período em 2012, e a nossa expectativa é que esse índice cresça 10% neste ano”, argumenta.
Natal
Em Estrela, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) prepara o lançamento da campanha de Natal para o dia 24 de outubro. Serão distribuídas cartelas para que os clientes do comércio local concorram a 38 mil reais em vales-compra, para serem gastos no município. “Sem dúvida, vivemos um momento atípico por tudo o que aconteceu no Vale do Taquari, mas estamos confiantes em uma retomada o mais breve possível”, afirma o presidente da Cacis, Gerson Strehl.
Desafios no Vale
Para o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Rosa, a falta de recursos das famílias atingidas pela enchente fará com que as compras sejam mais seletivas, o que exige boas estratégias. “As campanhas são fortes. Municípios pequenos, que em anos anteriores até não tinham nada, têm procurado buscar estratégias. Westfália, por exemplo, este ano terá uma campanha de sorteio de prêmios para quem comprar no comércio local”, comenta. A CIC Regional lançou um projeto para incentivar a compra em comércio locais. As arrecadações conquistadas via Pix durante o período pós-enchente serão utilizadas para comprar doações para empresas da região, com o objetivo de estimular a economia. “Esse momento é um momento de reconstrução, de reequilíbrio, e será um ano de teste da resiliência”, ressalta.
Projeções da FCDL para o Dia das Crianças no estado
- Crescimento de 9% nas vendas do Dia das Crianças em relação ao ano passado;
- A data deve injetar na economia estadual cerca de R$ 900 milhões;
- Ticket médio deve ser de R$210.