A história milagrosa por trás da Gruta Nossa Senhora Aparecida de Ilópolis

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

A história milagrosa por trás da Gruta Nossa Senhora Aparecida de Ilópolis

O Vale do Taquari tem um espaço destinado aos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Conhecida como “Gruta dos Cacciamani”, o destino natural localizado na Linha São João, interior de Ilópolis, abriga a imagem da mãe de Jesus e padroeira do Brasil.

A devoção fez o casal Franco José Cacciamani (in memorian) e Deoneida Gomes Cacciamani pedirem ajuda divina na cura da filha Nívia. Aos seis meses de idade, a pequena sofria de uma meningite devastadora.

O patriarca da família prometeu que caso a filha sobrevivesse à doença sem sequelas, ele transformaria a gruta em um espaço de fé. Nivia se recuperou e hoje, aos 46 anos, é testemunha viva do milagre.

Gruta Nossa Senhora Aparecida, também conhecida pelo sobrenome da família Cacciamani, está localizada a quatro quilômetros do centro de Ilópolis e sedia missas desde 2000

A sugestão de homenagear Nossa Senhora Aparecida veio do padre Eleutério Orsolin, pois na época não havia nenhuma gruta no Brasil com o nome da padroeira. A imagem foi doada pelo irmão de Nubia, Roque.

Chama atenção a escadaria com 237 degraus em meio às árvores e circundando o paredão de pedras até a gruta. A imagem da santa fica protegida num altar dentro da cavidade profunda nas rochas. Bancos também foram colocados na caverna para os cultos.

Imagem repousa em um altar ornamentado com flores. Placas de carro, fotos e outros objetos deixados no local evidenciam promessas feitas à santa

O espaço também se destaca pela beleza natural. Em períodos mais chuvosos, uma singela cascata se forma de frente à gruta, deixando o ambiente de fé ainda mais charmoso. Lá também se encontra um poço de pedra com água benta, que os visitantes podem levar para casa em garrafinhas.

Desde 2000, a gruta abriga celebrações em honra a Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. Nesta quinta-feira, a missa ocorre a partir das 15h. A comunidade é convidada a participar.

Vazão das cascatas

O 365 vezes no vale visitou três quedas de água no domingo. Após a sequência de dias chuvosos, os destinos naturais apresentam vazão máxima. Na imagem, a famosa Cascata do Trovão, de Canudos do Vale. Outros destinos visitados foram a Cascata do Moinho (Progresso) e Colônia Jardim (na divisa de Progresso e Boqueirão do Leão).

Repost do leitor

@jorgebergesch

O Jorge Bergesch divulgou essa imagem incrível do luar no topo do Morro Gaúcho. O mirante natural fica em Arroio do Meio.

Acompanhe
nossas
redes sociais